sexta-feira, 21 de março de 2008

ÊXOD - PAG. 7

as conversas: a Palavra do Senhor e Seus maravilhosos feitos.

No início do capítulo 3, Moisés diz: “Eis que me não crerão”. Mas, contudo, o Senhor já havia preparado o coração do povo. Os filhos de Israel creram (v. 31; 2º Crônicas 29:36). Mesmo antes da libertação, eles curvaram a cabeça diante do SENHOR.

COMENTÁRIOS

4.21 Endurecerei. Não é que Deus força os homens a se rebelarem contra Ele, mas fez de tal maneira que, cada vez que rejeitamos parte da vontade divina para nossas vidas, mais difícil se torna para nós termos fé, amor e obediência para abraçar a próxima revelação do que Deus deseja de nós. Este resultado inevitável da desobediência é parte da Lei de Deus, e, por isso, é quem o faz (cf rom 1.18-27).

4.22 Primogênito. Esta palavra mostra o amor com que Deus considera Seu um povo escolhido, garantindo que a plenitude da natureza do Seu divino Ser seja empenhada nesta relação. Quem quer que se relacione pela fé viva com Cristo (Jo 15.1-4) está plenamente enquadrado neste amor (Jo 1.18, 17.21 e 26).

NCdaB. Israel é meu filho, meu primogênito (22). Isso não subentende a suposta paternidade universal de Deus, como se as outras nações também fossem Seus filhos, mas significa que Israel foi primeiramente eleita para receber filiação espiritualpara que a bênção de Abraão chegasse aos gentios” (Gal. 3: 14) Ver Rom. 8: 14-17

4.24 O quis mata. O vaso escolhido de Deus, que vai realizar no mundo os propósitos divinos, não tem valor nenhum sem em espírito de absoluta obediência em todas as coisas. Aqui se trata da circuncisão, a cerimônia pela qual um filho macho recebia um sinal visível de Aliança feita entre Deus e seu povo (Gn 17.9-14).

4.31 E o povo creu. Moisés fizera os três sinais que Deus lhe tinha concedido, tendo o apoio de Arão. Aceitando-os como portadores de uma mensagem de esperança o povo os aceitou. Mas ainda veremos que esta fé não está em condições de enfrentar a primeira perseguição. Nem de mostrar lealdade absoluta.

Texto áureo: E lhes imporeis a conta dos tijolos que fizeram ontem e anteontem; nada diminuireis dela, porque eles estão ociosos; por isso, clamam, dizendo: Vamos, sacrifiquemos ao nosso Deus. Agrave-se o serviço sobre estes homens, para que se ocupem nele e não confiem em palavras de mentira. (Êxodo 5:8-9)

Lei Êxodo 5:1-14

O Egito nos apresenta uma convincente ilustração do que é o mundo, em outras palavras, a sociedade humana organizada sem Deus. Mas, ao rejeitar inteiramente a autoridade de Deus, o mundo elegeu para si um mestre: Satanás, chamado de “príncipe deste mundo(João 16: 11). Ele é um mestre cruel e impiedoso, de quem o Faraó era uma representação perfeita. E, quando uma alma começa a ser despertada e a suspirar por libertação (como Israel neste capítulo), Satanás faz qualquer esforço para traze-la de volta, apertas suas garras e torna maior a opressão (v.9). ele distai essa pessoa com um turbilhão de atividades para afastá-la de seus pensamentos mais íntimos e evitar que ela

7

Nenhum comentário: