as conversas: a Palavra do Senhor e Seus maravilhosos feitos.
No início do capítulo 3, Moisés diz: “Eis que me não crerão”. Mas, contudo, o Senhor já havia preparado o coração do povo. Os filhos de Israel creram (v. 31; 2º Crônicas 29:36). Mesmo antes da libertação, eles curvaram a cabeça diante do SENHOR.
COMENTÁRIOS
4.21 Endurecerei. Não é que Deus força os homens a se rebelarem contra Ele, mas fez de tal maneira que, cada vez que rejeitamos parte da vontade divina para nossas vidas, mais difícil se torna para nós termos fé, amor e obediência para abraçar a próxima revelação do que Deus deseja de nós. Este resultado inevitável da desobediência é parte da Lei de Deus, e, por isso, é quem o faz (cf rom 1.18-27).
4.22 Primogênito. Esta palavra mostra o amor com que Deus considera Seu um povo escolhido, garantindo que a plenitude da natureza do Seu divino Ser seja empenhada nesta relação. Quem quer que se relacione pela fé viva com Cristo (Jo 15.1-4) está plenamente enquadrado neste amor (Jo 1.18, 17.21 e 26).
NCdaB. Israel é
4.24 O quis
4.31 E o povo creu. Moisés fizera os três sinais que Deus lhe tinha concedido, tendo o apoio de Arão. Aceitando-os como portadores de uma mensagem de esperança o povo os aceitou. Mas ainda veremos que esta fé não está em condições de enfrentar a primeira perseguição. Nem de mostrar lealdade absoluta.
Texto áureo: E lhes imporeis a conta dos tijolos que fizeram ontem e anteontem; nada diminuireis dela, porque eles estão ociosos; por isso, clamam, dizendo: Vamos, sacrifiquemos ao nosso Deus. Agrave-se o serviço sobre estes homens, para que se ocupem nele e não confiem em palavras de mentira. (Êxodo 5:8-9)
O Egito
7
Nenhum comentário:
Postar um comentário