quinta-feira, 20 de março de 2008

ÊXOD - PAG. 55

Leia êxodo 28:1-14.

Arão é um tipo de Cristo na qualidade de Sumo Sacerdote. Ele era o porta-voz do povo diante do Senhor, como Cristo é agora o representante diante de Deus dos que Lhe pertencem. Suas vestes conseqüentemente nos falam, em figura, de tudo o que se relaciona ao serviço que o Senhor Jesus desempenha no céu a favor de Seu povo redimido. Que o Espírito Santo nos entendimento (v. 9) ao examinarmos as diferentes partes de suas vestes. Elas ilustram ao mesmo tempo os atributos gloriosos de nosso Sumo Sacerdote e também as verdades que nos tocam intimamente.

A estola sacerdotal, uma espécie de túnica sem mangas, era o elemento essencial e mais característico de toda a veste. Como as cortinas era feita de linho fino retorcido e bordado com fios de diferentes cores, cujo significado de cada cor vimos anteriormente. Ao contrario da cortina, ela possuía fios dourados, importante diferença. Duas ombreiras, funcionando como ganchos unidos a parte da frente da frente à de trás da estola, completavam essa vestimenta. Nas ombreiras eram colocadas pedras de ônix, nas quais estavam gravados permanentemente como memorial os nomes das doze tribos de Israel – belo quadro do modo que Jesus sustenta e mantém os Seus redimidos. Eles são conhecidos pelo nome e estão constantemente em Seus pensamentos (veja Lucas 15:5). E, além disso, fazem parte de Sua glória e ornamento (v.2)

COMENTÁRIOS

28.1 Sacerdotes. Pessoas separadas para servir conscientemente a Deus, que sempre mantêm um preparo e pureza de vida. São para apontar aos homens as verdades de Deus (1 Pd 2.9-10).

28.3 Espírito de sabedoria. A arte e a técnica estão dentro do alcance da inspiração divina, especialmente são dedicadas a Deus.

28.4 As veste. São para destacar a honra e a glória do ofício de sacerdote, e para embelezar o culto do tabernáculo. São vestes simples, úteis e básicas que todos os sacerdotes usavam como a sobrepeliz (um simples manto curto), os calções (42), o cinto, para reunir os dois, e a mitra, que nada mais era do que um turbante. Tambémvestes especiais para o Sumo Sacerdote, que veremos descritas nos seus pormenores, o peitoral, a túnica bordada, a estola sacerdotal.

28.7 Ombreiras. Grandes broches de pedras preciosas para prender o peitoral às demais vestes superiores do sumo Sacerdote.

28.8 Cinto de obra esmerada. É um objeto específico, fazendo parte da estola sacerdotal, nada tendo a ver com o cinto simples, usado para segurar os calções e a sobrepeliz.

28.9 Filhos de Israel. A expressão comumente se refere aos israelitas em geral, mas aqui é a lista das tribos que vai ser gravada, os filhos físicos de Jacó, que recebeu o nome de Israel, cujos filhos todos fundaram tribos israelitas.

28.11Sinete. É justamente o ônix com suas finas camadas de preto e branco, no qual se pode gravar letras claras e perpétuas.

28.12 Memória. Cada tribo do povo de Deus está representada sobre o coração do sacerdote, para ser lembrada nas orações. Muito mais importante é a verdade que a vida

55

Nenhum comentário: