sexta-feira, 21 de março de 2008

ÊXODO - PAG. 36

Texto áureo: Agora sei que o Senhor é maior do que todos os deuses; porque na coisa em que se ensoberbeceram, os sobrepujou. (Êxodo 18:11).

Leia Êxodo 18:1-12.

Encontramos Jetro, o sogro de Moisés novamente nesta passagem. Ele personifica as nações da terra que, nos tempos vindouros, se alegrarão juntamente como povo de Israel pelo seu livramento, e glorificarão a Deus. Notamos ao mesmo tempo que Zípora e seus filhos, personificação da Igreja como visto anteriormente no capítulo 2, não tiveram nenhuma participação nas tribulações de Israel nem em seu livramento. A Igreja terá sido arrebatada da terra quando acontecer a grande tribulação e a subseqüente restauração do povo judeu.

Gérson nos recorda, pelo significado de seu nome, que Cristo, do mesmo modo que Moisés, foi um estrangeiro na terra aonde veio habitar, e a Igreja também é estrangeira aqui. Porém, nesta difícil condição, o socorro de Deus lhe é garantido. Este é o significado do nome Eliezer. No versículo 8. Moisés dá testemunho de tudo o que Deus fez pelo Seu povo. Um bom exemplo para nós, não é mesmo? Não deixemos de falar sobre como fomos salvos para as pessoas, começando pelos membros de nossa própria família. O resultado desse testemunho é evidente nos versículos 11-12: Jetro reconhece a grandeza do Senhor, dá-lhe glória, oferece sacrifícios a Ele e finalmente tem comunhão com o povo resgatado na presença de Deus.

COMENTÁRIOS

N.C. da Bíblia - ora Jetro...ouviu (1) Após o incidente registrado em4:24-26 precisamos supor quer Moisés mandou buscar sua esposa e seus dois filhos da companhia de seu sogro, Jetro. Impressionado pelo grande livramento que Deus operara por meio de Moisés, Jetro agora veio ao seu encontro, no deserto, trazendo consigo a esposa de Moisés e os dois filhos deste (2: 3). Eliézer provavelmente era o menino a quem Zípora circuncidara com a pedra aguda (4:25). Se isso foi assim, o livramento referido no versículo 4 provavelmente foi o de 2:15. Ao monte de Deus (5). Horebe, ou Sinai, ficava próximo de Refidim, onde Moisés fez sair água da rocha (17:6). Ver 9:2. Inclinou-se (7). Conf. Gen. 23:7,12. Era a etiqueta usual, mas o fato que Moisés foi quem se inclinou, sem dúvida é um sinal da humildade daquele líder de uma nação. O Senhor é maior que todos os deuses (11) Jetro, o medianita, embora descendente de Abraão (Gen. 25:1-4), ainda não era monoteísta. Sua declaração aqui talvez signifique que ele agora reconhecia Jeová como o único verdadeiro Deus, ou possivelmente que ele meramente O via como o maior dentre os outros deuses. Tomou Jetro... holocausto (12). Seu ofício sacerdotal tal vez fosse devido à sua posição de chefe de uma tribo. Oséias, Aarão e os anciãos se juntaram a Jetro na refeição do sacrifício.

18. 3 Gérson. Quer dizer um estranho ali”.

18 . 4 Eliézer. Quer dizermeu Deus é socorro”.

18. 7 Ao encontro. Mídia dava para a parte do Sinai que é próxima da Palestina; então Moisés e Jetro tinham ido à mesma distância.

18. 12 Sacrifícios. Jetro, sendo um descendente de Abraão (Gn. 15. 2), precisava apenas ser instruído na revelação de deus (8-11) e se integrar com esse povo resgatado da escra-

3

Nenhum comentário: