quinta-feira, 20 de março de 2008

ÊXODO PAG. 71

te porque Deus se revelou com0 um amantíssimo esposo de sua Nação escolhida (Os 2:16), e porque os ritos de Canaã inculcam as piores imoralidades sexuais.

34.19-21 A festa da Páscoa relembra as leis sobre a primogenitura, que aqui são repetidas, e apontam para a Páscoa de Cristo, que morre para nos fazer nova criatura; portanto é hora de relembrar a lei do sábado, que celebra a divina Criação.

34.22 Festa das semanas. É a segunda festa; a terceira é a colheita.

34.26 Não cozerás... A compaixão é mais importante do que um prato.


Texto áureo: E aconteceu que, descendo Moisés so monte Sinai (Moisés trazia as duas tábuas do Testemunho em sua mão, quando desceu do monte), Moisés não sabia que a pele do seu rosto resplandecia, depois que o Senhor falara com ele.

(Êxodo 34: 29).

Leia Êxodo 34: 27-35.

Não é possível estar em contato com Deus, desfrutar das revelações de Sua graça, sem que haja uma negação de si mesmo extremamente. A face de Moises brilhava, embora ele mesmo não soubesse disso. Através da alegria em sua face, cada filho de Deus deveria naturalmente manifestar às pessoas à sua volta a felicidade que possui. Que o mundo veja em nós algum reflexo do amor de Jesus! Paulo explica aos coríntios por que Moisés colocou um véu sobre sua face. Antes de o Senhor descer à terra, nem mesmo o reflexo da gloria divina podia ser suportado pelo homem pecador e precisava ser ocultado. Mas o véu, “em Cristo, é removido”. De fato, quando Jesus veio, Deus pôde finalmente ser visto nEle em toda a glória de sua graça. Conseqüentemente contemplamos agora, pela fé, o Senhor Jesus com a face descoberta e somos transformados moralmente passo a passo na Sua gloriosa imagem (1 Coríntios 3: 14-18).

Outro privilégio de Moisés foi “falar com Ele” (v.354). Esta expressão ocorreu três vezes nestes poucos versículos. Que hora para este homem de Deus, e que prova de intimo relacionamento com Deus! Não há uma lição entre o fato de um comunhão ininterrupta com o senhor e uma face irradiante? Que Deus nos capacite a compreender tanto uma como outra!

COMNETÁRIOS

34.28 Escreveu...as dez palavras. O preço dom pecado: a tábua original foram escritas diretamente por Deus (32:16), mas as cópias precisavam ser feitas por mãos humanas em quarenta dias, ainda que, ainda que sob direção divina.

34.29 Seu rosto resplandecia. É claro que este esplendor foi em conseqüência da comunhão com Deus, no monte, embora uma nuvem protegesse Moisés de ver a plenitude da glória de Deus (5). Quando a comunhão com Deus começa a transformar alguém, este é o último a perceber essa transformação (Moisés não sabia).

34.33 Pôs um véu. Homens pecadores não podem fitar um rosto iluminado pela santificação, que é apenas uma centelha refletida da santidade de Deus (cf Ex 3.5).

34,34 Removia o véu. Entre os nossos íntimos pensamentos e Deus, não há nenhum se-

71

Nenhum comentário: