quinta-feira, 20 de março de 2008

ÊXODO - PAG. 56

de cada crente está oculta juntamente com Cristo, tendo um novo nome celestial (Cl 3.3. Ap 2.17).

Texto áureo: Assim, Arão levará os nomes dos filhos de Israel no peitoral do juízo sobre o seu coração, quando entrar no santuário, para memória diante do Senhor continuamente.. (Êxodo 28:29).

Leia Êxodo 28: 15-30.

Sobre a estola sacerdotal, na parte da frente, um peitoral, algo semelhante a uma camisa frontal, era firmemente preso. Doze pedras preciosas eram colocadas nele segundo os nomes das tribos que estavam continuamente no coração de Arão (v.30) uma tocante imagem do lugar que nós, amados do Senhor , ocupamos. Estamos em Seus poderosos ombros, mas também em Seu coração, pois somos objetos de Seus incessantes cuidados de amor (veja João 13.23).

“Continuamente” é uma palavra a ser enfatizada neste capítulo (final dos vv.29,30 e 38). Percebemos pelo quadro que temos nessas pedras, fixadas e firmes como estavam, que nada pode separar aqueles que pertencem ao Senhor de Seu grande poder (veja João 10:28), nem de Seu amor (Rom 8:35).

As pedras eram todas diferentes umas das outras, cada uma refletindo de seu próprio modo a luz oriunda do mesmo candelabro. Porém, todas eram preciosas. Do mesmo modo, os salvos são diferentes uns dos outros, cada um refletindo algumas características morais de Jesus Cristo. E cada um é precioso ao coração dAquele que o sustenta. Quando estivermos a ponto de criticar outro cristão, lembremos que o Senhor o ama. Finalmente, a fim de que todas essas jóias, ou melhor todos esses crentes, reflitam

COMENTÁRIOS

28.15 O peitoral do juízo. Um tipo de bolso feito de materiais preciosos, para ser pendurado no peito, preso aos ombros. Continha o Urim e o Tumim (30) e por isso se chama do juízo, porque estes objetos eram usados para consultar a vontade de divina. eram usados pelos sacerdotes (cf Ed 2.63) e vemos em vários trechos da Bíblia que serviam para dar uma série de respostas: “simounão” (1Sm 23.9-14, 30.7-8). Nota-se, especialmente, o processo eliminatório descrito em 1Sm 14.40-45. Enfim, parece que era a maneira de se lançar sorte em oração.

28. 17-20 Pedras. É quase impossível saber com certeza quais foram as pedras usadas, que nos velhos tempos definiam-se as pedras preciosas pela cor, sem saber seu conteúdo mineral. É quase certo, todavia, que a safira e o diamante que nós conhecemos, não eram usados naquela época, não havendo instrumentos para cortá-los e fazê-los brilhar. De qualquer maneira, porém, podemos saber que Deus mandou gravar os nomes do Seu povo nas pedras mais preciosas que existiam na época. Assim, também a cidade celeste se fundamenta sobre pedras preciosas com os nomes gravados dos apóstolos de Cristo (Ap 21.14,19,20).

28.29 Sobre o coração. A obra do sacerdote é interceder perante Deus em favor de todo o

56

Nenhum comentário: