quinta-feira, 20 de março de 2008

ÊXODO - PAG. 48

va sem proteção organizada.

23.29 Num ano. Seria impossível cultivar uma terra abandonada, de uma hora para outra; a luta contra a natureza seria malograda.

­

Texto áureo: Porém ele não estendeu a sua mão sobre os escolhidos dos filhos de Israel; mas vieram a Deus, e comeram, e beberam.

( Êxodo 24:11).

Leia Êxodo 24:1-18.

A primeira aliança é estabelecida com toda a devida solenidade. É sancionada com sangue (leia Hebreus 9:18...). Então o Senhor mostra alguns dos raios de Sua gloria aos anciões de Israel. Eles vêem “o Deus de Israel, sob cujos pés havia uma como pavimentação de pedra de safira, que se parecia com o céu na sua claridade” (v.10; veja Ezequiel 1:26). Sob Seus pés...: pensamos no glorioso caminho do filho de Deus mostrado nos evangelhos, um, caminho “como o céu na sua claridade [pureza]” Cristo não somente desceu do céu e “subiu ao céu”, mas há um sentido pelo qual Ele está no céu (João 3.13). foi no andar de Cristo aqui na terra que a glória de Deus pôde ser admirada em todas as suas perfeições morais (Salmo 68:4). “Quem me vê a mim vê o Pai” (João 14:9). O versículo 11 é o prenúncio da santa liberdade e da comunhão que agora os remidos do Senhor Jesus desfrutam. Sobre o fundamento da obra consumada de Cristo e de Sua presença à destra de Deus, eles estão, em certo sentido, “em casa” na glória.

Também somos chamados a lembrar de Moisés em outro monte: o monte da transfiguração, onde ele e Elias foram testemunhas, juntamente com os três discípulos, da.gloria do Senhor Jesus (Lucas 9: 28-38).

COMENTÁRIOS

24.1 Setenta anciãos. Representantes do povo, para comunicar à nação a natureza da Aliança.

24.3 Faremos. Antes de ouvir os Mandamentos, e agora, depois de compreender a natureza da Lei de Deus, o povo promete fazer a sua parte, que é obedecer (19.8).

24.4 Escreveu. é a segunda vez que ficamos sabendo que, no decurso dos acontecimentos do Êxodo, Moisés estava tomando nota escrita de tudo (17.14). Estes acontecimentos, que revelam a maneira de Deus agir e reger, entre os homens, eram para ser ensinados e relembrados até o fim do mundo, a fim de guiar os homens (cf. 13.8-9 e 14-15).

14.7 Livro da aliança. Mais uma vez podemos ver que a Lei de Deus estava sendo escrita durante a viagem, por Moisés.

24.8 O sangue da aliança; O povo, assim, aceitou a sua parte no sacrifício ordenado por Deus e na Sua vontade revelada. Trata-se apenas de uma pálida sombra do que acontece na Ceia (leia todas as referências bíblicas).

24.17 O aspecto da glória. Esta visão nos faz lembrar da transfiguração de Cristo (Lc 9.28-36). * N.Hom. Em ambos os casos, anciãos ou discípulos, foram deixados ao pé do monte para cuidar do povo (Ex 24.14 e Lc 9. 40). Em ambos os casos era o ponto de partida para

48

Nenhum comentário: