quinta-feira, 20 de março de 2008

ÊXODO - PAG- 82

Século a.C.

39.25 Campainhas de ouro. Estas serviam para revelar a atividade de Sumo Sacerdote quando seus movimentos no serviço de Deus e do povo não podiam ser acompanhados pela vista (cf 28.35, nota). Cristo nos ensina a grande verdade de que no céumanifestações de alegria se um pecador se arrepende (Lc 15.7 -10). Devemos sempre lembrar que a adoração é um privilégio que nos deve alegrar profundamente (cf Sl 100.1; Lc 24.52; At 2.46; 5.41).

39.28 Mitra. Baseado em Is 22.8 (onde no heb temos a forma verbal), pode-se deduzir que era um turbante enrolado em cima da cabeça. Sobre ela se colocará a “lâmpada de ouro”, uma espécie de diadema, “coroa sagrada” (30). Foi este último artigo que tinha o significado especial, segundo 28.38”... para que Arão leve a iniqüidade...”; isto é, o Sumo Sacerdote simbolicamente levava o pecado do povo, como seu representante.

39.30 Santidade do Senhor. Quando a coroa real se acrescenta às vestes sacerdotais, há reconhecimento da intenção divina de fazer de Israel uma nação teocrática, governada soberanamente por Deus, através dos Seus servos escolhidos.

39.42 Segundo o Senhor ordenara. A obra de fazer o Tabernáculo era o resultado da revelação (25: 40) e da inspiração divina (31.3). Esses dois aspectos atuam na obra de Cristo na formação do templo (que é a sua Igreja), o qual é constituído das almas dos fiéis e habitado por Deus (1Pe 2.5; 1Co 6.19-20). Não se pode compreender esta obra tão sublime sem a revelação de Deus nas sagradas Escrituras e aplicada ao nosso entendimento por obra do Espírito Santo. Depois de recebermos a revelação que nos esclarece a vontade de Deus, carecemos encher-nos do Espírito para pô-la em prática, e vivermos a mensagem de Deus, o que nos torna à sua imagem revelada em Jesus Cristo (Cl 3.10)

39.43 A linguagem que aqui se emprega é semelhante à descrição da criação do mundo (Gn 1: 31 e 2:3). Sugere que a obra sacerdotal de Cristo, simbolizada pelos vários objetos do Tabernáculo, tem a finalidade de fazer dos homens novas criaturas ( 2 Co 5.17).


Texto áureo E, à hora da ceia, mandou o seu servo dizer aos convidados: Vinde, que já tudo está preparado...

(Lucas 14: 17).

Leia Êxodo 40: 1-19.

No primeiro dia do primeiro mês., Moisés é convocado a colocar no Tabernáculo a mobília, símbolo do novo relacionamento que Deus está estabelecendo com Seu povo. Todas as coisas se tornaram novas, e é o próprio Senhor que fez provisão para tudo isso. Agora resta apresentar os sacerdotes: !Farás também chegar Arão e seus filhos (vv. 12-14). Isso nos faz pensar no homem que preparou a grande ceia e enviou servo para avisar aos convidados: “Vinde, porque tudo está preparado” (Lucas 14:17). O Santuário foi preparado para o adorador, é necessário que o adorador esteja preparado para o santuário: “os lavarás com água...lhes vestirás as túnicas...e os ungirás...” “ Certo hino dizia: lavados, justificados, aperfeiçoados, nós entramos no santo lugar...”. E para o sacerdote agora começam suas santas tarefas na ordem a-

82

Nenhum comentário: