quinta-feira, 20 de março de 2008

ÊXODO - PAG. 50

3-8).

25.12 Argolas. Párea carregar a arca com varais (13-14).

25.17 Propiciatório. O lugar do perdão de Deus aponta pra Cristo (Rm 3.25),

25.18 Querubins. Parece ser um tipo de anjos, sempre associados à revelação da gloria de Deus. Não é um caso de idolatria (Ex. 20.4), pois eram guardados no santo dos santos onde ninguém podia entrar, a não ser o Sumo sacerdote, e um vez por ano.

­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­

Texto áureo: Também lhe farás sete lâmpadas, as quais se acenderão para alumiar defronte dele.

(Êxodo 25: 37).

Leia Êxodo 25: 23-40.

Enquanto a arca fala de um Cristo por meio de quem os direitos de Deus têm sido perfeitamente preservados, a mesa representa continuamente Cristo sustentando os Seus na presença de Deus. Feita do mesmo material que a arca ( acácia revestida de ouro), com moldura e bordadura de ouro ao redor, que falam respectivamente de glória e proteção, ela fora planejada para levar: 1) os doze pães da proposição (Levítico 24:5-6), uma figura do povo de Deus em sua perfeição; 2) e os utensílios mencionados no versículo 29, os quais nos asseguram o poder sustentador de Cristo para nós em serviço (Marcos 16:20). Simbolicamente, todo o povo de Deus está no santuário, carregado pelo Senhor e sustentado por Ele na luz divina. Isso nos conduz ao candelabro de ouro puro, símbolo dAquele que esteve aqui na terra como “a luz do mundo”. O candelabro tem sete lâmpadas de ouro, uma indicação das testemunhas de Deus, correspondendo hoje às igrejas locais (Apocalipse 1: 12 e 20). Estas últimas têm a responsabilidade de difundir a luz neste mundo tenebroso, mediante a energia do Espírito Santo (o azeite). “Vós sois a luz do mundo”, disse Jesus aos Seus com respeito ao período de Sua ausência (Mateus 5:14). Porém, para manter as lâmpadas acessas, eram necessárias às espevitadeiras (pinças, tenazes – v. 38), uma figura do cuidado contínuo de nosso Suma Sacerdote.

COMENTÁRIOS

25.23 a mesa.. Era para os pães (30), e simboliza a mesa de Cristo, na qualidade participamos do Pão da vida: sua carne e sua Palavra.

25.30 Pães. Depois de comer o Maná no deserto, os israelitas não podiam duvidar que Deus dá o pão de cada dia. Estes pães eram uma lembrança disto e uma espécie de oração para que Deus continue suprindo o pão necessário de cada dia (cf Mt 6.11). O sexto capítulo de João mostra como Jesus é O Pão dos Céus.

25.31Candelabro. O candelabro, com as sete Luzes, nos lembra o Espírito Santo, com Sua unção e Sua iluminação.

25.34 No candelabro mesmo. É a haste básica central, do lado da qual surgem as outras seis (32). Flores. A beleza desta fonte de Luz, é uma indicação do valor da estética na decoração (cf Sl 96.6).

50

Nenhum comentário: