quinta-feira, 20 de março de 2008

ÊXODO - PAG 68

Para alguém que já vai se afastando.

33.11 Face a face. “ O segredo da comunhão com Deus.”Nota-se que a iniciativa sempre e esta com Deus, que pela sua graça nos abre o caminho da oração e nos manda buscarSua face, até ao dia de hoje. A parte mais importante desta comunhão é escutar a voz de Deus. (Falava o SENHOR). Isto pode ser feito quando lemos a Bíblia com , meditando naquilo que temos lido, e resolvemos, pela graça de Deus, pôr em prática tudo que ali aprendemos. Percebe-se que nãobarreiras nesta comunhão face a face, e se, da nossa parte, há pecados que ofuscam a visão de Deus, peçamos perdão em nome de Jesus Cristo (1 Jo 1.9,2.1-3). Finalmente, compreendemos claramente que a oração verdadeira é como conversação entre Amigo e amigo. Jesus Cristo nos chama de amigos (Jo 15.15) e nos convida à prática constante de oração em Seu nome (Jo 14.14; 15. 4; 1ts 5.17).


Texto áureo: Agora pos, se tenho achado graça aos teus olhos, rogo-te que agra me faças saber o teu caminho, e conhecer-te-ei, para que ache graça aos teus olhos; e considera que esta nação é teu povo.

(Êxodo 33:13).

Leia Êxodo 33: 12-23.

Fora do arraial, Moisés podia falar com o Senhor face a face (v.11). Qual era o assunto dessa conversa? Novamente, a triste condição do povo. Moisés é aqui uma figura de Alguém maior que ele: o Filho falando ao Pai sobre os que tinham sido dados a Ele “deste do mundo (Jo 17.6). “Rogo-te que agora me faças saber o teu caminho” (v.13), pede o homem de Deus. Então ele roga que a presença do Senhor lhes acompanhe. Compare esses pedidos com a dupla oração do salmista: “Mostra-me o caminho por onde devo andar... guia-me o teu Espírito por terreno plano (Salmo 143:8 e 10). “Sim, suba conosco”, suplica o fiel intercessor. “Não podemos subir sem o Senhor”.

E então Deus fica à vontade para agir. Ele nunca acha a audaciosa demais. Alegramos o Seu coração quando lhe pedimos coisas difíceis.

Finalmente Moisés faz um terceiro pedido ao Senhor, ainda mais audacioso: que Ele lhe mostre a Sua glória. Moisés a verá pelas costa (v.23 – em outras palavras, nas pegadas deixadas pelo Seu amor). Pensemos no pedido de Jesus a Seu Pai, no qual pedia que onde Ele estivesse, ali estivessem os Seus, para que vissem a Sua glória (João 17:24). Esse é o Seu ardente desejo. Será que é também o nosso?

COMENTÁRIOS

33.12 -16 Moisés, apesar dos pecados do povo, suplica a presença revelada de Deus para acompanhar a marcha do Seu Povo. Baseia a oração sobre comissão que Deus Lhe dera: Faze subir este povo (12); baseia-a também na graça e na bondade que Deus lhe tinha mostrado, achaste graça (12). Se há um favor que Deus lhe queria prestar, esse é o de Se revelar mais claramente ao seu povo (13). Pela , Moisés percebera a resposta à sua oração (14) e, como crente fiel, acata essa divina resposta (15) mostrando ser a base de sua esperança (16).

33.17-23 Recebemos a Promessa de Deus: Farei também isto (17), que é a garantia de que

68

Nenhum comentário: