sexta-feira, 21 de março de 2008

ÊXODO - PAG. 30

reição de Jesus Cristo dentre os mortos, para uma herança incorruptível, incontaminável e que se não pode murchar, guardada nos céus para vós...

(1ª Pedro 1: 3-4).

Leia Êxodo 15: 17-27.

Até o versículo 16, os filhos de Israel celebram em cânticos o que o Senhor acabara de fazer pelo Seu povo. Os versículos 17 e 18 proclamam o que Ele fará no futuro. Os frutos da vitória são vistos pela . Deus preparou para Si: 1) uma herança, 2) uma habitação, 3) um santuário, 4) um reino. Em sua primeira epistola, Pedro nos mostra o novo aspecto de coisas que essas bênçãos ocupam na dispensação cristã (leia 1ª Pedro 1:4; 2:5, 9).

O povo estava agora resgatado, a caminho da terra prometida. Ao mesmo tempo, a nossa jornada cristã começa com a conversão, e seu final é a glória eterna. Mas no caminho entre os dois estão as experiências do deserto. A primeira dessas grandes lições é Mara. O Senhor nos permite encontrar esse novo caminho, com essas águas amargas, circunstâncias dolorosas e frustrantes. Porém, assim que compreendemos que essas aflições são permitidas para o nosso bem, assim que introduzimos nelas o poder da cruz de Cristo, então, sem que nada mude nessas circunstâncias, elas deixam de ter um sabor amargo e até mesmo passamos a ter prazer e consolo nelas. (leia Romanos 5:3...e 2ª Coríntios 12:9). Então estamos em posição de apreciar Elim, lugar de descanso e refrigério (v.27), figura da reunião dos crentes onde o Senhor ordena a sua bênção (Salmo 133:3).

COMENTÁRIOS

15.17 Plantarás. O Símbolo do povo de Deus era uma videira plantada e cultivada por ele (Sl. 80.8).que cresceu até sua plenitude na pessoa de Jesus Cristo (Jo 15.1). Aparelhaste. Fazia séculos que o povo de Israel era herdeiro da promessa de “uma terra que mana leite e mel” (3.8; 13.5; Gn 13.14-16).

15.18 Reinará. Os milagres de poder operados no Êxodo foram mais uma manifestação do domínio eterno de Deus.

15. 19 Este versículo é um resumo do cântico de Moisés que trata da passagem pelo Mar vermelho e a destruição final dos perseguidores.

15.20 A profecia de Miriã. Mais uma das grandes mulheres da Bíblia. O povo de Deus não seguia o costume oriental de deixar as mulheres sem direitos civis.

15.23 Mara. No hebraico, quer dizeramargo”. O povo murmurou. era a segunda grande queixa contra Moisés depois da saída da escravidão (14.12). Esta atitude ingrata dos israelitas tinha levado Moisés à fuga, quarenta anos antes (2.14).

15.25 Clamou. O recurso de Moisés quando tudo ia mal era saber recorrer à Fonte de Bênçãos, o Deus Onipotente. Arvore. árvores no Peru que têm esta qualidade, mas nenhum dos moradores das regiões do Sinai conhece algo semelhante; era necessário haver uma revelação divina em resposta à oração de Moisés. Vê-se aqui uma ilustração do madeiro, a Cruz de Cristo que pode resgatar do julgamento mais amargo.

15.26 A obediência aos mandamentos de Deus e a aceitação das Suas promessas, não libertam o ser humano das conseqüências da punição que a rebelião contra Deus acarreta, como foi demonstrado no Egito, mas também sara totalmente o ser, inclusive o próprio corpo físico. Deus é também o Médico Supremo.

30

Nenhum comentário: