sexta-feira, 21 de março de 2008

ÊXODO- PAG. 39

N.C. da BíbliaPreparação para a recepção da lei do concerto (19:1-15)

Moisés relembrou a promessa de Êxodo 3:12 e, sob orientação de Deus, levou o povo ao monte (2), no qual ele mesmo subiu (3) na expectativa de receber uma revelação especial. Deserto de Sinai (1) é a vasta região defronte do monte. O Sinai tem sido identificado Jebel Musa. Do monte (3). Provavelmente do meio

da coluna de nuvem, que então descansava sobre o monte; conf. V. 9. Sobre asas de águias (4) .Ver Deut. 32:11,12. Uma frase que expressa o terno cuidado de Deus por seu povo, livrando-o de seus inimigos.

19.4 Águia. O Êxodo tinha sido um arrebatamento dramático da terra da escravidão, para o povo estar livre para servir a Deus.

N.C. da BíbliaVos trouxe para mim (4). Para longe influência pervertedora do Egito e para o conhecimento e a adoração do verdadeiro Deus.-

Minha propriedade particular (5). Em heb. , segullah, que é traduzida em 1ª Cr. 29:3 como “o ouro e a prata particular”, aquilo que alguém tornou sua propriedade especial por meio de compra ou de esforço. Essa tornou-se uma freqüente designação de Israel , e então também da Igreja de Cristo. Cf. Tito 2: 14; 1ª Pedro 2:9. Dando a Israel um lugar especial, em Seus propósitos, por causa disso Deus não rejeitou o resto de todos os outros povos, pois tudo é possessão Sua.Um reino sacerdotal (6) Mediante 1ª Pedro 2:9 e Ap. 1:6 compreendemos que pelo termoreino” ficou entendido que cada pessoa em Israel deveria ser dotada de prerrogativas reais, sob um Soberano, o Senhor. Cada qual tinha igual privilégio de aceso a Deus, como sacerdote, mas isso não evitava a nomeação de sacerdotes oficiais para os deveres do tabernáculo. Pela palavrasacerdotetalvez também ficasse subentendido que Israel devia agir como mediadora para conduzir as outras nações a Deus. Povo santo (6) isto é, separado das outras nações pelo fato de estar devotado ao Senhor, que é santo. Conf. Lev. 11: 44; 1ª Pedro 1:16.

19. 5,6 Eis o conteúdo da aliança de Deus com os homens – separados, santificados, e salvos para servir, adorar e gozar de eterna graça com Deus.

19.10 Purifica-o. A purificação é um rito específico para sacerdotes, e daí podemos ver a aplicação imediata da promessa de Deus mencionada no v. 6, e abraçada unanimemente pelo povo (8); que os que aceitam às promessas e aos preceitos de Deus, são sacerdotes, i.e., servem a Deus e são veículos para revelar a Palavra a terceiros. (Vd. As referências bíblicas).

19.12 Limites. Todos os pormenores e cuidados para evitar que o povo se aproxime do monte, são para inculcar, de maneira bem clara e dramática, na mente do povo presente, que existe uma barreira enorme entre Deus, que é Santo, e o homem pecaminoso. Ninguém pode compreender o sacrifício de Cristo, sem reconhecer que foi feito tudo, nesse para transpor essa barreira.

19.15 Mulher. Um espírito de castidade, reverência e meditação pode preparar o homem para receber a revelação de Deus. A vida diária precisa ser interrompida, de vez em quando, para um levantamento de nossa condição espiritual.

Texto áureo: Porque não chegamos ao monte palpável, acesso em fogo, e à escuridão, e às trevas, e à tempestade... porque não podiam suportar o que se lhes

39

Nenhum comentário: