quinta-feira, 20 de março de 2008

ÊXODO PAG. 73

mas sua habilidade vinha por inspiração divina (31).

35.11-19 Um resumo dos objetos sagrados descritos nos capítulos 25 até 30.

___________________________________________________________________

Texto áureo: E todas as mulheres sábias de coração fiavam com as mãos e traziam o fiado, o pano azul, púrpura, o carmesim e o linho fino..(Êxodo 35:25)

Leia Êxodo 35:20-35.

Os israelitas puderam trazer o que não havia sido usado antes no bezerro de ouro (32:3). poderemos dedicar ao serviço do Senhor o que ainda não foi usado para o mundo. Portanto, não desperdicemos a nossa juventude.

Quem foram as pessoas que ofereceram? “Todo homem cujo coração o moveu e cujo espírito o impeliu”(v.21). Isso é algo importanteAmar o Senhor, a igreja, o nosso próximo é condição essencial para fazer tanto a boa obra como para ofertar, aquilo que não tem sua fonte no amor geralmente não é bem feito.”

Certas atividades podem ser feitas no lar, no circulo familiar: por exemplo, costurar. Não devemos pensar que o trabalho para o Senhor consiste necessariamente em ser evangelista ou missionário em terras estrangeiras.

Observe o serviço realizado pelas mulheres. Se nem todas eram inteligentes (25) ou hábeis (v.26), todas podiam ter um espírito generoso, tanto quanto os homens, e podiam ser movidas pelo coração (v.26) a dar ou fazer alguma coisa para o santuário (Tito 2:5). Deus colocou no coração de alguns o ensino (v. 34). Que o Senhor coloque no coração de outros o ouvir! Assim será possível para todos prestarem inteligentes serviços para o Senhor.

COMENTÁRIOS

35.20 Fivelas, pendentes, anéis. As pequenas economias do povo nômade sempre se constituíram de jóias e enfeites. Mesmo quando os atavios não eram mais usados (33.6), eram guardados como dinheiro.

35.23 Estes materiais significativos se descrevem em 25.3-8.

35.25 Mulheres hábeis. A Igreja possuíra mulheres de grande ternura e dedicação, que de que deram do melhor e da especialidade do seu trabalho (Lc 8.1-3; At 9.36-41; 16.11-15)

35.26 Pêlos de cabra. O método mais comum de fazer material para tendas; era o ofício do Apóstolo Paulo, que lhe dava o sustento durante as viagens missionárias (At 18.3). Até hoje se fabricam tendas desse tipo, no Oriente.

35.27 Príncipes. Não no sentido de filhos de família real, mas líderes entre o povo, talvez os chefes de mil (18.25). São estes que tinham privilégio, mas também o dever de usarem valiosas jóias que o povo comum não possuía.

35.29 Voluntária. Quatro vezes, nestes parágrafos, se menciona a disposição do coração e o impulso do espírito (2: 22,26 e 29). *N. Hom. O Espírito de Deus o encheu. Se um operário precisa da plenitude do Espírito para fazer uma cópia física do Tabernáculo Eterno de Deus, quando mais os crentes vocacionados para serem o Templo do Espírito Santo (1Co 6.19), carecem desta plenitude inclui a habilidade, que é a sabedoria prática para cumprir a vontade de Deus neste mundo; a inteligência, que é a compreensão intele-

73

Nenhum comentário: