quinta-feira, 20 de março de 2008

ÊXODO - 79

COMENTÁRIOS

38.8 Bacia... seu suporte. É notado pelos comentaristas Keil e Delitzsch, que a palavrasuporte” deve se referir, não a um pedestal sobre o qual a bacia era sustentada, mas a algum instrumento distinto. Provavelmente servia para tirar a água necessária da bacia para a lavagem ritual dos sacerdotes. Esta lavagem, no NT, está em Tt 3.5; Hb 6.1; 10.22, de certo modo. A bacia do Tabernáculo era fabricada de espelhos de mulheres (talvez viúvas e virgens) e depois utilizada no serviço do Senhor, relacionado com o Tabernáculo (1 Sm 2.22;; cf Lc 2.37). A entrega dos espelhos, feitos de cobre polido, era uma demonstração de um interesse mais sublime do que o pela aparência exterior (cf 1 Pe 3.3 com Is 3.16-24).

38.9 Cem côvados. O átrio tinha as seguintes medidas: 46 metros de comprimento e 23 de largura. A entrada se voltava para a direção leste, e conseqüente, os lados norte e sul formavam seu comprimento.

Texto áureo: Em verdade vos digo que esta pobre viúva depositou mais do que todos as que depositaram na arca do tesouro; porque todos ali depositaram do que lhes sobejava, mas esta, da sua pobreza, depositou tudo o que tinha, todo o seu sustento... (Marcos 12:43-44).

Leia Êxodo 38:21-31.;

Por intermédio dos levitas, Deus exigiu que se fizesse um inventário preciso de tudo o que for feito e dado por Sua casa.; Ele não se esquece de nada;nem mesmo do último prego e do menor alfinete, sabendo o quanto isso custou a cada pessoa que trouxe um objeto em particular. O Senhor Jesus, sentado diante do gazofilácio, estava olhando as multidões trazendo as ofertas, e apreciou muitíssimo asa duas moedas da viúva pobre . aquela oferta significou a completa redenção dela, pois eratodo o seu sustento” (Marcos 12:41-44).

Abacia de bronze mencionada aqui fala de uma maneira semelhante. Ela foi feita com os espelhos das mulheres, que, segundo Moisés, se reuniram à porta da tenda da congregação (v.8). Na presença de Deus, e pelo zelo com sua casa, o coração delas as levou a entregar não apenas um objeto inútil, mas também a preocupação consigo mesmas, sugerida pelo uso do espelho (Mateus 16:24-25). Isso é também algo que Deus aprecia e menciona em sua Palavra. A prata recebida do povo serviu para formar as bases do santuário e do véu. Tudo descansa na gloriosa redenção da qual a prata é símbolo (ver Números 3: 48). E sobre a qual cada santo individualmente também descansa pela .

COMENTÁRIOS

38.21 Aqui temos um tipo de relatório contábil, registrado como foram empregados os recursos de mão de obra e de ofertas, para a construção do Tabernáculo. Assim também temos de dar conta do bom uso dos talentos que Cristo nos concede (Mt 25.14-30). Tanto as riquezas recebidas dos egípcios, como a habilidade recebida da inspiração direta de ins

79

Nenhum comentário: