quinta-feira, 27 de setembro de 2007

ESTUDO NO LIVRO DE GÊNESIS PAG. 12

6.14 A estrutura do que ficou a flutuar por ocasião do dilúvio é adequadamente chamada de “Arca”, que não se tratava de nenhuma embarcação capaz de singrar as águas. Provavelmente, foi construída em forma quadrada, capaz de flutuar.

ARCA DE NOÉ: Uma embarcação construída por ordem divina, na qual Noé, sua família, e todos os animais, répteis e aves, segundo as suas espécies, se mantiveram em segurança por 150 dias, que as águas predominaram sobre a terra. Foi construída de taboas de cipreste e calafetada com betume. O comprimento foi de 300 côvados mais ou menos 132 metros, a largura de 50 côvados (22 mt.), e a altura 30 côvados (13,20) . O côvado mede 44,4cm.veja medias e comprimentos.


Texto áureo: De toda carne, em que havia fôlego de vida, entraram de dois em dois para Noé na arca; eram macho e fêmea os que entraram de toda carne, como Deus lhe havia ordenado; e o Senhor fechou a porta após ele

(Gênesis 17:15-16)

Leia Gênesis 7:1-16

Noé não somente tinha obedecido a Deus construindo a arca, mas ao fazê-lo segundo cada detalhe que Deus havia ordenado (5:22). Agora ele obedece entrando na arca no momento em que a ordem é dada (v.5). A nossa segurança está na obediência a Deus. Noé, um homem de , pôde experimentar, de forma literal, o Salmo 32:6.

O versículo 16 nos faz lembrar de outra porta, a porta da graça, que continua aberta hoje. Mas por quanto tempo ainda? “E fechou-se a porta”, menciona solenemente Mateus 25: 10. Leitor, de qual lado da porta você estará? Dentro, com Jesus e os Seus? Ou do lado de fora, com aqueles que em vão baterão à porta e aos quais o Senhor terá de responder: “Não sei donde vós sois”(Lucas 13:27). Notemos que é o próprio Deus quem fecha a porta após Noé, sua família e todos os animais. Mesmos que quisesse, Noé não poderia mais abri-la para quem quer que fosse. Agora que Deus havia provido um meio de salvação, abrigou os Seus e fechou a porta da arca, Ele pôde abrir as compotas do céu.

Do ponto de vista profético, Noé e sua família representam o remanescente de Israel, o qual, depois do arrebatamento da Igreja (representada por Enoque), atravessará a salvo a grande tribulação e será introduzido no novo mundo do reino milenar.

COMENTÁRIOS

7.1 evidências muito forte, fora do livro de Gênesis, com respeito à destruição da raça humana, cuja exceção uma família. Inúmeras tribos selvagens, espalhadas por todo o mundo, conservam a tradição de um dilúvio. Existem possíveis registros arqueológicos, como outras tantas evidências diretas de um dilúvio (ver NCB;p 91).

7.8 Limpos e imundos, são animais que, posteriormente, foram cuidadosamente distinguidos na lei e no ritual mosaico.

NCB p 91 – A questão da universalidade do dilúvio pode ser discutida neste ponto. A resposta é provavelmente encontrada no que significa “universal”, neste caso. Quer a palavratoda”, “Tudosempre têm que ser entendidas à luz de seu contexto é claro median-

12

Nenhum comentário: