quinta-feira, 27 de setembro de 2007

ESTUDO NO LIVRO DE GÊNESIS PAG. 85

– Jacó teve de abrir mão, temporariamente, dos bens acumulados na terra da Promessa, a fim de recebe-lo outra vez e para sempre de modo centuplicado.
NCB - Os porás por maiorais do gado, sobre o qual eu tenho (6). Nem todo o gado havia sido destruído por causa da fome: cf. também versículos 16 e 17. José abençoou a faraó (7). Esta entrevista de Jacó e Faraó parece ter-se verificado depois da entrevista formal com os cinco filhos, e ter tido lugar de modo mais livre e amigável. Visto que os egípcios não viviam até tão avançada idade, Jacó deve ter parecido um homem maravilhosamente idoso em realidade, perante que até o próprio Faraó demonstrava respeito.
47. 9 A resposta dada a Faraó, isto é, de que tinha cento e trinta anos, que seriam “poucos e maus”, se parece estranha, devemos ter em mente que tal expressão corresponderia a uma necessária etiqueta a quem estivesse falando ao rei que era considerado como um Deus que vive eternamente. Aquele Faraó seria, provavelmente, um hicso, cujo nome teria sido Apepi III.
47. 11 A terra de Ramessés (Gósen), assim era chamada desde o reino de Ramessés II (cf Ex 1:11), que transferiu sua capital de Tebas para o Delta, ao norte do Egito.


Texto áureo: Todos os limites da terra se lembrarão e se converterão ao Senhor; e a todas as gerações das nações adorarão perante a tua face
(Salmo 22:27).
Leia Gênesis 47: 13-26.

O cumprimento do sonho do Faraó era inseparável da pessoal de José. A grande fartura seguida pela fome o tornou reconhecido como o sustentador da vida, o salvador do mundo.
Cristo é o centro da profecia. Ele em breve terá o governo universal. Todas as famílias da terra se curvarão diante dEle (Salmo 22: 27). Mas os crentes não esperam por este tempo para pertencer a Ele e para adorá-Lo. O Senhor Jesus está operando na vida deles. Ele começa por satisfazer as necessidades de nossa alma. Então, como José com os egípcios, Ele trabalha de tal maneira que, pouco a pouco, tudo se rende a Deus. O segredo de um completo livramento é lhe entregar Seus diretos sobre os nossos dias, nossos bens,nosso corpo e nosso coração. O Senhor não se contenta com tal e tal sacrifício de nossa parte. Ele nos reivindica a todos em razão dos direitos conquistados sobre nós. Ele nos comprou para Deus por um bom preço (1Corintios 6: 19-20). Já não pertencemos mais a nós mesmos, mas nos tornamos felizes servos de Deus e do Senhor Jesus Cristo (compare Tiago 1:1), com todas as conseqüências que isso acarreta; de agora em diante, dependemos dEle completamente, não apenas para provisão também para que nossa vida seja frutífera para Sua glória.

COMENTÁRIOS

47. 14 Canã aparece referida em conexão com o Egito, talvez pelo fato de que por aquele tempo, este último país exercia domínio sobre os povos que habitavam o território de Canaã.
85

Nenhum comentário: