quinta-feira, 27 de setembro de 2007

ESTUDO NO LIVRO DE GÊNESIS PAG, 26

Agar foge da presença de sua ama. Mas o Senhor cuida da pobre serva, encontrando-a no caminho da obstinação pelo qual enveredou. Ele se torna para ela o Deus que se faz manifestar (v. 13). No anjo do Senhor podemos reconhecer o próprio Senhor Jesus. Querido leito, você teve este encontro decisivo com Ele? Deus se revelou a você como Aquele que vive? Foi na pessoa de Cristo que Ele se deu a conhecer(João 8:19; 2 Coríntios 4:6). É junto a este Salvador vivo que encontramos abundantemente as águas vivas da graça, da qual trata o poço de Beer-Laai-Roi (João 4: 14). Observe o que o Anjo disse a Agar: “Volta para a tua senhora e humilhar-te sob suas mãos” (v.9). A humilhação e a confissão dos nossos pecados são as primeiras coisas que o senhor pede de nós quando Se revela à nossa alma.

COMENTÁRIOS

16.2 A substância da possuída por Abraão e por Sara era diferente, não em relação a promessa, mas em relação ao método pelo qual ela se cumpriria (Calvino). O comportamento de Sara estava errado, mas tinha precedentes no Código de Amurabe e nos tabletes de argila descobertos em Nuzi. Em ambas estas fontes vemos que os contratos de casamentos estabeleciam a obrigação de prover uma serva para o marido, caso a mulher não chegasse a dar-lhe filhos. O resultado foi o aparecimento da discórdia no lar (4-6) e, através de séculos, na política do Médio Oriente, mediante a descendência de Ismael.

16.7 O caminho de Sur se refere a uma muralha ou fortificações existentes ao longo da fronteira oriental do Egito contra forças estrangeiras vindas de, ou através da Palestina.

16.11 Ismael (Deus ouve). Todos os árabes que aceitam a doutrina maometana alegam descender de Ismael.

* N. Hom. 16.13 O amor de Deus, ao deparar Agar em momento tão doloroso (7) e o apelo para que ela voltasse e se submetesse a Sara (9), prepara o caminho para a promessa de bênção (10). Tais experiências conduziram-na: 1) À compreensão da promessa divina, “Tu és Deus que ”, (13); 2) A ereção de um memorial relativo à promessa de Deus, pois ela deu à nascente de água o nome de “fonte daquele que vive e me ”, isto é, a fonte daquele que preserva a vida (cf Jo.4.14);e 3)A obediência para com a Vontade Divina. Agar voltou a Sara.

Texto áureo: Quanto Amim, será contigo a minha aliança; serás pai de numerosas nações. Abrão não será o teu nome, e sim Abrão; porque por pai de numerosas nações de constituí (Gênesis 17:4-5).

Leia Gênesis 17: 1-27.

O Senhor aparece novamente a Abrão, renova Sua promessa de uma incontável

Descendência e muda o nome de Abrão para Abraão. Na Bíblia a mudança de nome sempre indica um novo relacionamento com a pessoa que atribui o novo nome. Aqui o nosso patriarca deixa de ser apenas homem de , torna-se o pai de todos os homens de (Romanos 4:11). Quando Deus dá o nomepai de numerosas nações, Ele estava se re-

26

Nenhum comentário: