quinta-feira, 27 de setembro de 2007

ESTUDO NO LIVRO DE GÊNESIS PAG. 82

“vizier”, cuja significação é “primeiro ministro”. Muito provavelmente é esta a melhor tradução o que, insistimos, é indício certo quanto às fontes das quais o relato é oriundo, que são egípcias, portanto, não sendo o produto de composição feita muitos séculos depois na Palestina, como pretendem alguns eruditos partidários da alta Crítica.
45. 10 A terra de Gósem, presentemente “Wadi Tumilar”, estreita faixa de terra férteis, situada no Delta. Visto que aqueles colonos haviam de ficar por perto de onde José se encontrasse, a natural suposição é de que a capital do Faraó, então ficava na região do Delta. Foi este o caso no período dos hicsos. De acordo com certas inscrições egípcias, não era asiáticas no Egito, quando ocorriam períodos de fome.


Texto áureo: Amai a vossos inimigos, bendizei os que vos maldizem, fazei bem aos que vos odeiam e orai pelos que vos maltratam e vos perseguem
( Mateus 5: 44).
Leia Gênesis 45: 16-28.

Pagando o mal com o bem: é o que José esta fazendo com seus irmãos. É isso o que o Senhor nos ensina ( Mateus 5:44), e este é o melhor caminho para ganhar o coração de alguém .
Os irmãos de José tinham pensado que deviam trazer o melhor que tinham (43:11), “um pouco de bálsamo, um pouco de mel....” Mas agora eles podem ver quão insignificante era isto. O próprio Faraó prometeu a eles o melhor de toda a terra, dizendo-lhes ao mesmo tempo: “E não vos pese coisa alguma das vossas alfaias; porque o melhor de toda a terra do Egito será vossa” (v. 20). A presença do Senhor e o gozo de Sua glória estão diante de nós. As coisas terrenas rejeitadas por amor a Ele não são nada em comparação com tudo isso (vide Marcos 10: 29-30). Nós também temos provado que Jesus está vivo e na glória e que Ele esta no céu nos esperando: ele nos enviou o Espírito Santo. “o qual é o penhor da nossa herança” (Efésios 1.44).
Observe que José não dá a seus irmãos só uma terra para viver, mas tudo aquilo de que eles precisarão para a viagem. E os carros? Jesus levou tudo por nós. E a comida? Sua Palavra é a nossa comida. E as vestes? Cristo pode e deve ser visto em nós (Gálatas 3: 27). Finalmente, a exortação daquele que conhece bem seus irmãos: “Não contendais pelo caminho” (v. 24). Não temos nós maior necessidade que eles de uma exortação como essa?
COMENTÁRIOS

NCB – José recebe seu pai no Egito (45: 16-28).
1- FARAÓ E JOSÉ MANDAM BUSCAR JACÓ ( 45: 16-24). Tornai a vosso pai....e vinde a mim (18). Era de grande valor que a família de José se deslocasse para a Egito por convite do próprio Faraó.
45: 24 Calvino, já há muito tempo, admitiu que a transformação verificada na posição de José, pela qual ele se tornara assim afortunado, poderia ter suscitado em seus irmãos aquele interesse tão comum entre os homens de tentar fugir da culpa mediante acusações mútuas. Isto teria encorajado contendas.
82

Nenhum comentário: