quinta-feira, 27 de setembro de 2007

ESTUDO NO LIVRO DE GÊNESIS PAG.70

cador perdido para a de redimido por Cristo.
Os dois malfeitores na cruz ilustram ainda melhor essas duas classes nas quais a humanidade está dividida. Um deles permanece insensível e morre em seus pecados. Mas o outro, em resposta à sua oração: “Jesus, lembra-te de mim”, recebe esta maravilhosa resposta de Jesus “Hoje estarás comigo no Paraíso” (Lucas 23: 42-43). Como José é aqui o mensageiro da graça irrestrita, assim é Jesus, que foi o primeiro a pregar a salvação e as boas novas da paz (Efésios 2:17).

COMENTÁRIOS

NCB - JOSÉ INTERPRETA OS SONHOS DO COPEIRO E DO PEDREIRO (40:4-33). O copeiro-mor... o padeiro-mor(2). Provavelmente esses homens ocupavam altos postos oficiais na corte egípcia. Sonharam um sonho (5). Os dois sonhos registrados neste ponto, juntamente com os sonhos de Faraó, adiante, parecem ter sido divinamente dados com o fim de fazer José comparecer a presença de Faraó. Foi por causa de seus sonhos que esses irmãos o odiaram; foi mediante a ajuda de sonhos que José foi exaltado no Egito. Ninguém há que o interprete (8). Com essas palavras os oficiais que não tinham acesso aos “sábios”. Havia uma vide diante de minha face (9). O cristianismo destrutivo costuma a verdade desta narrativa, baseando-se na suposição que a vide não era cultivada na Egito.
Mas, as investigações têm demonstrado que o uso da vide era bastante generalizado ali. O copo de Faraó (11). Interessante expressão idiomática hebraica é revelada nesta narrativa. Fiel ao costume egípcio, o copeiro-mor descreveu como colocava o copo “sobre (heb.) a palma de Faraó”. José, em sua resposta, diz: “Darás o copo de Faraó dentro (heb.) de sua mão”. Os copos egípcios não tinham hastes nem asas, pelo que eram colocados na mão. Detalhes não-propositais, tais como esses, falam em favor da veracidade do registro. Roubado da terra dos hebreus (15). Essa afirmação de maneira alguma contradiz os acontecimentos que tiveram lugar, segundo descritos no capítulo 37. Era uma maneira cavalheiresca de dizer o que havia acontecido. Note-se, igualmente, quão pouco ele expôs o pecado da mulher de Potifar. A “terra dos hebreus” significa a terra onde os estabelecimentos hebreus eram conhecidos como no processo de instalação.Cestos brancos estavam sobre minha cabeça (16) . Antigas gravuras egípcias têm demonstrado que era assim que os padeiros carregavam suas cestas. Levantará a tua cabeça sobre ti, e te pendurará num pau (19). As cinco últimas palavras fazem toda a diferença entre o que aguardava os dois cortesãos (conf. V.13). Dia do nascimento de Faraó (20). Os Faraós celebravam seus aniversários natalinos com grandes reuniões, e também com libertação de prisioneiros, O copeiro-mor e o padeiro-mor eram pessoas de grande responsabilidade. Cumprir-lhes-ia exercer vigilância para que fossem frustrados os constantes atentados contra a vida do Faraó. As evidências acumuladas contra o padeiro teriam comprovado que, não o copeiro-mor, mais sim o superintendente da panificadora real estaria seriamente comprometido.
40.23 A ingratidão do copeiro-mor está demonstra no fato do esquecimento e que José ficara relegado. Aquele profundo desapontamento de José,pois que teve de continuar naquela prisão, injustamente, por mais dois anos, Deus o tornou útil (pois ele não o haveria de esquecer) fazendo-o ainda mais capacitado para a oportuna exaltação a primeiro ministro. Digno de comparação é o caso dos quarenta anos que Moises passara no deserto
70

Nenhum comentário: