quinta-feira, 27 de setembro de 2007

ESTUDO NO,LIVRO DE GÊNESIS PAG. 49

COMENTÁRIOS

27.1 Isaque contava já com cento e trinta e sete anos de idade e deve ter admitido que a morte estava próxima, embora, na realidade, tivesse vivido até os cento e oitenta anos (35.28).
27.13 Parece que Rebeca depositava tanta confiança na palavra da promessa (25.23) que nem temia a eventualidade da maldição, nem admitia como ação repreensível, o emprego do engano com propósito de desviar para Jacó a bênção de Isaque. Impulsionada por sua parcialidade para com Jacó, ela não descansara na providência divina.
27.16 Não se tratava aqui de espécie européia de cabrito, cuja pele não seria propícia para consumar-se o engano. Mas propriamente, tratava-se do camelo-mirim que existia no Oriente e cuja pele negra, semelhante à seda, chega a ser usada mesmo pelos romanos como substituição ao cabelo humano.
27.27 O direito de primogenitura que Esaú tinha vendido a Jacó consistia no que era pertinente ao filho mais velho, isto é, na herança paterna de porção dupla, na situação mais elevada na hierarquia social a que o pai pertencia como principal da família do clã, e como membro destacado da comunidade. A bênção se distingue da primogenitura por ser mais espiritual. Era a invocação paterna do favor divino sobre o filho. Neste caso, a súplica de Isaque no sentido de que Jacó recebesse a promessa que Deus fizera mediante Abraão e o próprio Isaque, de que seria uma bênção e portador de bênção para o mundo, era algo de caráter espiritual, para o que, Esaú jamais estaria capacitado, e, mesmo Jacó, teria de passar pela disciplina especial de Deus.
27.28 Nesta parte do mundo, onde são escassas as chuvas, o orvalho é de extrema importância para propiciar o crescimento da vegetação e a fertilidade da terra, sendo, por conseqüência, objeto de muitas referências a ele como se fosse prova de bênção (cf Dt 23.13-18, Os 14.5 e Zc 8.12).
27.29 Observam-se os três principais elementos constantes da promessa de Deus a Abraão (12. 2,3; 15.18 e 17.2,8); 1) a posse da terra; 2) o desfrute pleno dos produtos da terra e uma posteridade numerosa capaz de exercer hegemonia sobre outras nações. Todos estes elementos se encontram na bênção proferida por Isaque. O último elemento referido não está bem distinto.

Texto áureo: Nem haja algum impuro ou profano, como foi Esaú, o qual, por um repasto, vendeu o seu direito de primogenitura. Pois sabeis também que, posteriormente, querendo herdar a bênção, foi rejeitado, pois não achou lugar de arrependimento, embora. Com lágrimas, o tivesse buscado.
(Hebreus 12:16-17).
Leia Gênesis 27:30-46.

Hebreus 12: 16-17 associa esta história com a do capítulo 25. O mundano Esaú agora deseja ardentemente herdar a bênção, mas é rejeitado a despeito de suas lágrimas. Ele a rejeitou uma vez e agora é tarde de mais. O mundo está cheio de gente que, como este homem, vende sua alma preciosa em troca de algum prazer passageiro. “O deus deles é o ventre...só se preocupam com as coisas terrenas” (Filipenses 3:19). São hom--
49

Nenhum comentário: