quinta-feira, 27 de setembro de 2007

ESTUDO NO LIVRO DE GÊNESIS PAG. 43

observado mesmo quando se estava a alguma distância de uma pessoa de nobreza.
24.58 Irei. Eis a resposta sucinta de Rebeca, em face da pergunta a respeito de seu desejo de acompanhar ou não o servo de Abraão. Aquela sua disposição decidida de ânimo demonstra-se mais uma vez, mais tarde, quando já era mãe de Jacó e de Esaú.
24.62 A fonte chamada de Beer-Laai-Roi é a mesma que fora indicada por Deus a Agar para salvar a vida de Ismael (cf Gn 16.14). Isaque ali viveria após a morte de Abraão (25. 11).
24.63 A palavra traduzida como “meditar” também pode ser traduzida como “orar” (foi como Lutero traduziu).
NCB – 24. 65 Tomou ela o véu. De conformidade dom os costumes orientais, o noiva não podia ser vista sem o véu pelo noivo, enquanto os rituais do matrimônio não estivessem terminados. A missão de Eliezer tem sido considerada como um notável quadro do trabalho do Espírito Santo, em Sua busca de uma noiva para Cristo.
24.67 Era costume, então, que o noivo levasse a noiva para a tenda, afim de que ali se consumasse o casamento. Sara já havia morrido. * N. Hom. Este capítulo é um dos relatos mais belos que deparamos a respeito de como Deus providencia o encontro, em qualquer parte, da esposa. Além disto, outros elementos contidos no relato servem para ilustras verdades espirituais: 1) O propósito do pai – procurar uma noiva para seu filho (cf Mt 22.2); 2) A posição do filho - pensamento único do pai no qual todos os seus propósitos se cumprem (cf Ef 1.20-22); 3) A preocupação pela noiva – objeto de pensamento antes que ela o conhecesse (Cf Ef 1.4); A missão do servo: a anunciação do propósito do pai, prestar esclarecimentos a respeito do filho e persuadir a noiva, em perspectiva, a que viesse (Jo 16.14-15); 5) O poder da mensagem. Evidente na aceitação da proposta por parte de Rebeca (cf Jo 12.32 e Rm 1.16).


Texto áureo: Abraão deu tudo o que possuía a Isaque...Foram os dias de Abraão cento e setenta e cinco anos. Expirou Abraão; morreu em ditosa velhice, avançado em anos; e foi reunido ao seu povo (Gênesis 25:5,7-8).

Leia Gênesis 25: 1-18.
A final da vida de Abraão compreende um amplo quadro profético:
Capítulo 21: o nascimento do Filho;
Capítulo 22: a cruz e a ressurreição do verdadeiro Isaque;
Capítulo 23: Israel é colocado de lado (a morte de Sara);
Capítulo 24: o chamado da Igreja e sua união com Cristo na glória;
Finalmente, o capítulo 25: a introdução do reino milenar, quando as nações da terra, representadas pelos filhos de Quetura, serão abençoadas em sua associação com Isaque. Abraão deu a Isaque tudo o que possuía. Isaque representa Cristo como o Herdeiro de todas as coisas. “Proclamarei o decreto dom Senhor: Ele me disse: Tu és meu Filho... Pede-me, e Eu te darei as nações por herança” ( Salmo 2: 7-8). Pela fé, Abraão conduziu os seus pensamentos para além de Isaque, Àquele mediante quem as promessas seriam cumpridas. “Abraão, vosso pai, alegrou-se, “Viu-o e regozijou-se” (João 8;56) . Ele morreu na fé, “sem ter obtido as promessas; vendo-as, porém, de longe, e saudando-as” (Hebreus 11:13). Por essa razão, Abraão é um dos homens de quem Deus
43

Nenhum comentário: