,4.25 Na seção anterior (vv 16-24) Apresenta a linha de Caim: os vv 5. 25-32 apresentam a descendência de Sete (lit “apontado”, ou “substituto”. No capítulo 6.1-8 descreve-se a junção das duas linhas genealógicas, até a história culminar no dilúvio, por um lado, e na preservação de Noé e sua família, pelo outro, Eva associou o nascimento de Caim como o concerto estabelecido pelo Deus da Graça (Jeová), enquanto, com o nascimento de Sete, ela associo o Deus da criação e do poder (Eloim).
4.26 Não quer isto dizer que só então se começasse a prestar culto: possivelmente a referência seja à introdução do culto público ou, como supõem alguns, à ocorrência de um despertamento no sentido da religião verdadeira.
Texto áureo: Viveu Adão cento e trinta anos, e gerou um filho à sua semelhança. Conforme a sua imagem, e lhe chamou Sete. Depois que gerou a Sete, viveu Adão oitocentos anos; e teve filhos e filhas. Os dias todos da vida de Adão foram novecentos e trinta anos; e morreu
(Gênesis 5:3-5).
Leia Gênesis 5:1-20.
Depois da decadência da linhagem de Caim, é como se Deus começasse a história do homem novamente (vv 1-2). Temos aqui uma série de nomes que vem a formar, através dos séculos, aquilo que é chamado de “a linhagem dourada da fé”; esta que por fim leva até ao Messias, “a descendência da mulher” prometida após a queda. Esta família não se destaca por muita atividade, como no caso da família de Caim. A vida de um homem de Deus nesta terra quase nunca deixa rastro. Ele não contribui muito para o progresso do mundo e a história não tem muita coisa que dizer sobre ele. Nasce, vive, tem filhos e morre. Sim, a morte está pressente neste cenário, é a conseqüência do pecado; e o breve resumo de uma longa vida de cada um desses patriarcas termina com as inexoráveis palavras: “e morre”. Satanás, o mentiroso, afirma: “É certo que não morrereis” (3:4), mas Deus tinha afirmado:”Ao pó tornarás” (3:19). O capítulo 5 nos dá uma solene confirmação deste fato. Ainda assim. Adão e seus primeiros descendentes terrenos atingiram grandes idades. Deus permitiu que isso fosse assim antes da existência das Escrituras. Para que a verdade fosse transmitida oralmente através do menor numero de intermediários possível. Mal houve sete intermediários entre Adão e Moisés.
COMENTÁRIOS
5:3 Adão. . . gerou um filho (3) O propósito das genealogias bíblicas é traçar a linha da primogenitura e não tem ligação alguma com a provisão de uma cronologia completa de seus respectivos períodos. (NCB)
N. Hom. 5:22. Os relatos singelos a respeito da vida e da morte daqueles que pertenceram à linha de Sete é interrompida três vezes por: 1) Enos (4.26), que prestou culto; 2) Enoque (5.22), que teve comunhão com Deus, “Andou Enoque com Deus e já não era, porque Deus o tomou para si”. 3) Noé (5.29), que servia a Deus.
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