quinta-feira, 27 de setembro de 2007

ESTUDO NO LIVRO DE GÊNESIS PAG. 83

Texto áureo: Então José aprontou o seu carro e subiu ao encontro de Israel, seu pai, a Gósen. E, mostrando-se-lhe, lançou-se ao seu pescoço e chorou sobre a seu pescoço, longo tempo (Gênesis 46:29).

Leia Gênesis 46: 1-34.

Estivemos ocupados com o amor de José pelos seus irmãos e com a grandeza de seu perdão, mas do que com a sua glória e todas as suas riquezas. Para aqueles entre nós que vivem numa família com irmãos e irmãs, eis aqui a oportunidade de aprender uma comovente lição de amor e apoio mútuo. Mas o amor de José pelo seu pai Jacó, o respeito, a gentileza, a pressa e, vê-lo, seu empenho de estar à disposição dele, são também exemplos para nós. É assim que amamos e respeitamos os nossos pais?
A família de Israel parte, passando por Berseba, onde estava o poço do juramento! As promessas são ali confirmadas a José por um Deus fiel. “Não temas descer para o Egito” diz Ele a Jacó (v. 3 compare Isaias 41: 14).Que mudança se vê em Jacó, antigamente dirigido pelos seus próprios desejos e que agora teme dar um passo sem Deus. Deus também o encoraja, prometendo-lhe descer com ele ao Egito (v. 4). Pode o Senhor sempre nos acompanhar aonde quer que estejamos?
Então acontece o comovente encontro com seu filho amado, que cuidadosamente tinha preparado tudo para o conforto de sua família. “Vou preparar-vos lugar” prometeu o Senhor Jesus, “para que, onde eu estiver estejais vós também” (João 14: 2-3).

COMENTÁRIOS

46. 3 É provável que Jacó se estivesse mostrando tão relutante em ir para o Egito pelo fato de ter em mente a aliança vinculada com Abraão mediante o qual a terra de Canaã que Deus lhe dera de que, não somente seria preservada a família (cf 45.7),
Mas haveria de multiplicar-se e tornar-se numa poderosa nação, a qual haveria de voltar e entrar na posse da terra e herança, Jacó resolve partir.
46. 6 toda a descendência de Jacó foi para o Egito, em cumprimento do plano divino (cf v. 3) Dois eram os propósitos: 1) Estabelecendo-se em Gósem, os filhos de Israel estariam isolados das influências paganizadas tanto de Canaã como do Egito; 2) Por outro lado, porem, o povo de Deus estava em contato, daquela maneira, com a mais avançada civilização contemporânea. Entre outros benefícios, encontram-se os seguintes: regime governamental sem o qual a nação nem mesmo chegaria a existir: administração baseada em estatutos legais, alem da escrita, sem a qual Moisés jamais poderia ter escrito os cinco primeiros livros da Bíblia.
46. 26-27 O número sessenta e seis corresponde aos constituintes da família de Jacó, não incluindo o próprio Jacó, José e os dois filhos deste. Na lista referida, fica evidente que Hezeom e Hamul (v.12) não vieram para o Egito pessoalmente, uma vez que Perez, pai deles, dificilmente teria mais do que quatro anos de idade ,não contaria mais de vinte e quatro anos de idade, não poderia ser pai de dez filhos já. A maneira de admitir-se que tais pessoas foram para o Egito expressa-se pela frase: “in lumbis patrum” exatamente como Levi pagara o dízimo através de Abraão (Hb 7.9). De acordo com a Septuaginta, o número
83

Nenhum comentário: