quinta-feira, 27 de setembro de 2007

ESTUDO NO LIVRO DE GÊNESIS PAG. 65

rita, Esaú teria firmado relações muito amigáveis com essa tribo (cf v 2 com v 25). Observe-se que na Septuaginta se lê “horita” e não “hivita”, em Gn 34:2. Alguns eruditos têm admitido que eram habitantes de cavernas (heb horim cf Is 42:22), por causa do nome que tinham, em quanto outros encontraram semelhança entre eles e os “Hurru”, designação egípcia para os habitantes da região “siro-palestina”, que aparece associada com Israel no Estela Merempatah, cerca de 1200 a.C..
36. 28 O nome Uz aparece no drama de Jô, “na terra de Uz” (Jó 1: 1).
36: 31-43 Faz-se distinção entre reis e príncipes no fato de que os primeiros detinham autoridade e exerciam domínio sobre maiores extensão territorial do que os segundos.
36.35 Sua cidade indica que, como Saul elevara sua cidade nativa, Gibeá, à categoria de capital, também estes reis Edomitas elevam as respectivas cidades nativas à categoria de capitais enquanto estivessem exercendo o reino.


Texto áureo: Sonhou também José um sonho, que contou a seus irmãos; por isso, o aborreciam ainda mais . (Gênesis 37:5).

Lei Gênesis 37: 1-17.

Começamos hoje com a bela história de José. Provavelmente não há nenhuma outra personagem em toda a Bíblia que retrate de maneira mais completa o caráter do Senhor Jesus. José é o objeto de um grande amor de seu pai e ao mesmo tempo vítima do ódio e ciúme de seus irmãos, os filhos de Israel (compare João 3: 19; Mateus 21:38). Ele testemunhava da maldade deles junto a seu pai (v.2) e junto a eles acerca de sua futura ascensão, na qual eles se recusavam a acreditar. Do mesmo modo que Cristo, o centro das profecias que dizem respeito à terra (v.7) e ao céu (v.9), era a testemunha fiel e verdadeira das obras malignas do mundo (João 7:7) e diante do mundo acerca de Sua glória futura (Mateus 26:64). Jacó fez para José “uma túnica talar de mangas compridas” (v.3), um sinal visível de seu favor, que nos lembra que Jesus era publicamente apresentado como o objeto das delícias do Pai (Mateus 3:17; Atos 2:22). José é para todos nós um modelo de obediência. “Eis-me aqui”, respondeu ele (v.13), quando seu pai o manda visitar seus irmãos que, entretanto, o odiavam. Mas quanto maior é o exemplo do Senhor Jesus! Em perfeita obediência, Ele se colocou à disposição quando o Pai Lhe quis enviar: “Eis aqui venho... Deleito-me em fazer a tua vontade, ó Deus meu” (Salmo 40:7-8).

COMENTÁRIOS

37.2 Transparece aqui que Dã e Naftali, Gade e Aser se fizeram mui notórios pelo péssimo comportamento que tiveram por causa do quase inerradicável paganismo das duas mães Bila e Zipa. A influência maternal ficou bem evidente no caráter dos filhos.
37.3 Outra razão por que José dispunha de preferências paterna, encontra-se no fato de ser ele filho de Raquel. Tudo indica que Jacó estivesse planejando deixar José como sucessor. Como prova dessa sua intenção, distinguira-o dando-lhe a túnica principesca de longas mangas, ou de cores variadas (A significação é imprecisa no hebraico).
37.7 A significação deste sonho era uma predominância de José sobre seus irmãos.
65

Nenhum comentário: