quinta-feira, 27 de setembro de 2007

ESTUDO NO LOIVRO DE GÊNESIS PAG. 68

plo de seu irmão, Judá, quão graves pecados podem acontecer e que desordem familiar pode haver, quando Cristo, o verdadeiro José, é colocado de lado. Já no capítulo 39, encontramos José no Egito, um jovem temente a Deus, que se conserva puro e separado do mundo. É por esta razão que Deus tem prazer em demonstrar que tal fidelidade visível, todas as atividades de Sua fiel testemunha. Quando vem a tentação. José a recusa (v.8), não lhe dá ouvidos (v.10), foge (v. 12: compare com Juizes 16: 16-17).
Amigos crentes, vocês que ainda são jovens, um dia terão de deixar a casa de seus pais para viver em um ambiente perigoso e hostil. Que o exemplo de José ( que também estava longe de sua família) lhes seja de alguma forma um encorajamento em meio aos conflitos que inevitavelmente farão parte de sua vida. “Como purificará o jovem o seu caminho?, pergunta o salmista. “Observando-o conforme a tua palavra”, ele responde imediatamente. É por isso que ele se preparou para o dia da tentação: Escondi a tua palavra no meu coração, para eu não pecar contra ti”(Salmo 119: 9,11).

COMENTÁRIOS

38. 2 o Senhor era com José do mesmo modo como nosso Senhor Jesus prometera estar conosco (Mt 28. 20). Sabemos que Ele cumpre Sua promessa. Nosso dever e nosso privilégio é reconhecer e corresponder ao companheirismo que o Senhor nos proporciona. No caso de José, tal correspondência está evidente em seu espírito, alegre e criterioso (v 4; cf 3.23), sua fidelidade absoluta (vv 5,6) e sua resistência em face da tentação (vv 7-15). Contraste-se com este procedimento de José o que se menciona de Judá no capítulo anterior.
* N. Hom. 39. 8 Por que teria sido que José não cedeu a tentação? 1) Em virtude do caráter que ele construíra, dotado dos elementos da vontade, da inteligência e da consciência bem formada. 2) Em virtude dos deveres que reconhecera (8); 3) Em virtude de seus deveres para Deus, cuja soberania ele reconhecia como sendo suprema em sua existência (9). Como teria sido que José ofereceu resistência à tentação? 1) Ele se recusara mentalmente a, sequer, considerar a possibilidade de atender aos convites tentadores (10); 2) Ele manifestara sua recusa verbalmente (v 8); 3) Ele efetivara sua recusa mediante a fuga (cf ! Tm 6. 11).

Texto áureo: Vendo, pois o seu senhor que o Senhor estava com ele e que tudo o que ele fazia o Senhor prosperava em sua mão (Gênesis 39: 3).

Leia Gênesis 39: 17-23; 40: 1-8.

Uma vez mais José é alvo de uma terrível injustiça. Com base em um falso testemunho, ele é condenado e trancado no cárcere junto com outros prisioneiros do rei. O Salmo 105: 18 descreve seu sofrimento físico e moral: “Cujos pés apertaram com grilhões e a quem puseram em ferro”. E, uma vez mais. Esses sofrimentos anunciavam os do Salvador. Lançaram as mãos em Jesus (Marcos 14: 46), muitas falsas testemunhas foram apresentadas contra Ele (Mateus 26: 59-60), com os malfeitores foi contado” (Marcos 15: 28), ele que “nenhum mal fez” (Lucas 23:41).
68

Nenhum comentário: