quinta-feira, 27 de setembro de 2007

ESTUDO NO LIVRO DE GÊNESIS PAG. 6

manterem a significação original.

3.21 A tentativa feita pelo homem de cobrir-se com folhas (7), era tão inadequada como desejo de desculpar-se pelo pecado. A provisão de Deus, fazendo-lhes vestimentas de peles, é o primeiro vestígio da exigência divina de uma vítima sacrificial que ofereça uma cobertura (propiciação: heb cophar) capaz de promover a reconciliação.

3.23 A separação é o resultado inevitável do pecado (cf Is 59.2). O pecado e o paraíso (significando o lugar onde Deus pode ser encontrado para com Ele manter-se comunhão) são realidades incompatíveis.

3.24 Querubins, uma categoria de anjos, têm a tarefa de zelar pela santidade de Deus. Por isso Deus mandou que, no Santo dos Santos, Moisés colocasse dois querubins de ouro, simbolizando o local da presença sagrada e gloriosa de Deus no tabernáculo (Ex 37.7-10).


Texto áureo: Pela , Abel ofereceu a Deus mais excelente sacrifício do que Caim; pelo qual obteve testemunho de ser justo, tendo a aprovação de Deus quanto às suas ofertas. Por meio delas, também mesmo depois de morto, ainda fala (Hebreus 11:4).

Leia Gênesis 4:1-16

Desde os primórdios da humanidade, duas linhagens vêm-se evidenciando. Caim, o primeiro homem nascido nesta terra, é o antecessor de todos que são justos aos seus próprios olhos. Satisfeito consigo mesmo e com seus feitos, sem ter consciência do pecado e suas conseqüências, ele aparece diante de Deus com o resultado de seu o próprio trabalho, fruto de uma terra amaldiçoada. Como Deus poderia ter prazer nisto? Abel, o segundo homem, segundo homem, é o antecessor da imagem da . Ele inaugura a lista das menções honrosas de Hebreus 11, O seu sacrifício é “mais excelenteque o de Caim, porque está em consonância com os pensamentos de Deus.

Depois do pecado do homem contra Deus (Gênesis 3) temos aqui o pecado do homem contra seu semelhante. Caim matou seu irmão. E a Palavra, que discerne os pensamentos e propósitos do coração, nos revela o motivo: a inveja.Por que o assassino? Porque as suas obras eram más, e as de seu irmão, justas” (1’João 3:12). Quando mais tarde o Senhor Jesus veio à terá, os judeus O mataram com a mesma motivação. A perfeição de Cristo coloca em evidência as obras malignas dos judeus. Eles derramaram o sangue do verdadeiramente justo, e o castigo dos judeus hoje é o mesmo que Caim obteve: eles foram dispersos por todo o mundo e são perseguidos na terá.

COMENTÁRIOS

4.1 A última frase poderia ser traduzida assim : “Obteve (heb conah; daí, Caim) um homem, ó Jeová”. O que sugere o fato de que Eva poderia ter admitido que o primogênito haveria de ser dominador sobre a serpente.

4.4,5 O prazer de Deus em “Abel e sua oferta” e o desprazer em face da oferta de Caim, parecem encontrar explicação nos respectivos caracteres dos ofertantes (1 Jo 3.12; Hb 11.4), e, possivelmente, nos tipos de oferta (de sangue de animal limpo por um lado, e de produtos da terra, pelo outro lado, Hb 9.22) . N. Hom. Deparamos na vida de Caim: 1) O pensamento humano em oposição à revelação divina; 2) A vontade humana em oposição à vontade divina; 3) O orgulho humano em oposição a humanidade que Deus requer; 4) O ó-

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