quinta-feira, 27 de setembro de 2007

ESTUDO NO LIVRO DE GÊNESIS PAG. 35

De água que os servos deste lhe havia tomado à força (Gênesis 22:25).

Leia Gênesis 21: 22-34.

No capitulo 20, as relações entre Abraão e Abimeleque tinham sido muito hostis. O patriarca teve de engolir uma severa censura da parte do rei Gerar. Mas agora o relacionamento deles é restabelecido sobre uma base totalmente nova. Vemos aqui, num tempo futuro, quando as nações lhe dirão: “Iremos convosco, porque temos ouvido que Deus está convosco( Zacarias 8:22). Deus é contigo em tudo o que fazes”, constata o rei filisteu (v.22). E deseja firmar uma aliança com o homem de Deus. E desta vez, então, é Abraão que reprova Abimeleque valendo-se da autoridade moral que o seu relacionamento comDeus Eterno” (v. 33) lhe confere. Ele aproveita a oportunidade para mostra-lhe o quanto valoriza este poço que os servos de Abimeleque queriam tomar dele. Não seria isto, para nós, uma figura da Palavra, cujas águas deveriam refrescar a nossa amizade, saibamos demonstrar-lhe, tão logo quanto possível, o valor que depositamos na Palavra de Deus. Aqueles que estiverem sedentos pala verdade, paz e alegria serão levados a buscar isso neste precioso Livro ao constatarem que ele é a fonte da qual obtemos essas coisas.

COMENTÁRIOS

21: 22 Abimeleque, aqui, pode ser ou não o mesmo rei referido no capítulo 20. Não se tratava de um nome pessoal, e sim, de um título como os de Faraó, rei, ou presidente. Deus é contigo. Empolgante característica dos Patriarcas (Isaque, 26:2; 28; Jacó, 30: 27; José 39:3).

NCB – O ACORDO COM ABIMELEQUE, EM BERSEBA (21: 22-34). Alguma espécie de dificuldade deveria estar fermentando entre os servos de Abraão e os de Abimeleque. Na costumeira maneira indireta do antigo oriente, Abimeleque se aproximou de Abraão para certificar-se da continuação da amizade. Abraão interpretou corretamente o motivo de Abimeleque e foi diretamente à questão, levantando a questão do povoque os servos de Abimeleque haviam tomado por força” (25). É bom ver comentário na pagina 103 do NCB.

21: 30 A oferta de sete cordeiros, feita por Abraão, é descritiva de uma da maneiras pelas quais se estabeleciam alianças. O nome Berseba (“fonte dos sete”) indica que o poço era reconhecido com pertencente a Abraão mediante ajuste solenemente celebrado ( ver Gn 26:32).

21: 33 Antes de centralização do culto no Tabernáculo ou no templo, era costume plantarem-se árvores como memorial relacionado com certos acontecimentos religiosos. Abraão assim procedeu em Berseba e prestou culto ao Deus da Eternidade (heb El Olam) que é de eternidade a eternidade, nome particularmente apropriado quando em conexão com o estabelecimento de uma aliança. Cada nome especial de Deus, em Gênesis, revela um novo aspecto da sua auto-revelação (cf 14.8; 16.13; 17.1; 33.20; 35.7 e as notas respectivas).Encontradas na Bíblia Shedd.


Texto áureo: Nossa vontade é que temos sido santificados, mediante a oferta do corpo de Jesus Cristo, uma vez por todas (Hebreus 10:10).

35

Nenhum comentário: