quinta-feira, 27 de setembro de 2007

ESTUDO NO LIVRO DE GÊNESIS PAG. 47

estava consciente que se alguém tivesse tomado Rebeca como mulher teria trazido um delito sobre o povo.
26:10 Para alguns críticos da Bíblia, este relato pelo qual Isaque aparece tentando fazer sua esposa como sendo sua irmã, não é outra coisa senão uma simples repetição do que ocorrera na vida de Abraão (12.13 e 20.2,13). O primeiro versículo emprega esta frase “alem da primeira” para distinguir a fome então referida daquela outra que determinara a ida de Abraão até Gerar. Oitenta anos tinham decorrido. Isaque se demonstrava, assim, mais predisposto a imitar os erros do pai do que a confiar na proteção do Senhor (cf v.3). O termo “Abimeleque” deve ser tomado como significando um título monárquico (tal como o de Faraó).
26.12 Cento por um é a expressão significativa da prosperidade incomum com que Deus estava enriquecendo a Isaque. Era, portanto, uma produção duas a quatro vezes maior do que a média conseguida por outros. Tal prosperidade suscitava a inveja dos filisteus, que passaram a desejar-lhe o mal, entupindo-lhe os poços, cavados ainda no tempo de Abraão.


Texto áureo: Tendo Esaú quarenta anos de idade, tomou por esposa a Judite, filha de Beeri, heteu, e a Basemate, filha de Elom, heteu. Ambas se tornaram amargura de espírito para Isaque e para Rebeca (Gênesis 26:34-35).

Leia Gênesis 26: 17-35.

Isaque torna a abrir um após o outro, os poços que foram cavados por Abraão e entupidos pelos filisteus. Peçamos ao Senhor a mesma energia e a mesma perseverança para que nos apropriemos das verdades em que viveram os nossos antepassados. Elas também podem tornar-se nossa possessão mediante uma “escavação” profunda e pessoal. A cada esforço do inimigo para privá-lo dos frutos de seu labor, Isaque respondia cavando noutras partes, sem deixar desencorajar. Porém Isaque não contendeu com eles, ilustrando a exortação de 2 Timóteo 2:24. Sua moderação pôde ser conhecida por todos (Filipenses 4:5). Ele sofria injustiças, mas não ameaçava seus inimigos: deixava isso ao encargo dAquele que julga retamente (1 Pedro 2:23). Agindo assim, ele dava testemunho de sua fé. A herança lhe pertencia; qual seria a vantagem de obtê-la por força? O Senhor prometera “todas estas terras” à sua descendência (26:3). Isaque descansa no Senhor, certo de que receberá a promessa do Senhor quando for o momento.
Os versículos 34 e 36 mostram Esaú desprezando mais uma vez a vontade de Deus; ele escolhe sua mulher dentre os cananeus, sendo que o Senhor havia separado sua família deste povo. Isto causou grande amargura de espírito a Isaque e Rebeca. Que o Senhor encoraje a todos os nossos jovens leitores a ouvir seus pais e a se beneficiar da experiência deles, para que mais tarde não sejam um motivo de amargura e de dor para eles.
COMENTÁRIOS
26:20 Eseque – heb “contenda”
26.21 Sitna – Heb “inimizade”, “ódio”, ou “acusação” da mesma raiz da qual deviva a pala-
47

Nenhum comentário: