quinta-feira, 27 de setembro de 2007

ESTUDO NO LIVRO DE GÊNESIS PAG.16

dores do pecado original. Isto mostra que Noé não era perfeito, embora tivesse andado com Deus. Deste modo, a Bíblia não somente revela ser digna de toda confiança quando ressalta os merecimentos dos heróis, mais também quando relata a pecabilidade deles, persuadindo-nos, portanto, de que Cristo, o único verdadeiramente justo, permanece como fonte exclusiva de salvação para o homem (Hb 4:15, 16).

9.11 Note-se que Deus prometeu não destruir mais, por outro dilúvio, toda a terra habitada

Deus tem cumprido a promessa. Isto ilustra um tipo de aliança que Ele estabelece com a humanidade, sem que as faltas cometidas pelos homens venham a alterar as respectivas condições. Tenha-se em mente o caráter definitivo da promessa de Deus no v 9, “Eis que Eu” o no v 11, “Eu estabeleça” e no v 12 “Eu faça”, mais ainda, no v 17, “Tenho estabelecido.”

9.12 Temos aqui o primeiro entre muitos sinais ou símbolos de aliança registrados na Bíblia. O arco-íris é um sinal visível da eterna promessa de Deus, tal como o pão e o vinho o são da ceia do senhor, e a água o é do batismo.


Texto áureo: Quando o Altíssimo distribuía as heranças às nações, quando separava os filhos dos homens uns dos outros, fixou os limites dos povos, segundo o número dos filhos de Israel! (Dt 32: 8).

Leia Gênesis 9: 20-29 – 10:1-20

As mais maravilhosas experiências do poder e do amor de Deus não são capazes de tornar o homem melhor (8:21). Noé tinha sido escolhido para governar a terra, porém logo mostrou que não poderia governar a si mesmo. Cam “zomba do pai” (Provérbios 30:17) e faz pouco do pecado, assim com faz o mundo de hoje, atraindo maldição sobre os seus descendentes, os cananeus. Veremos que, de fato, muitas nações que descenderam de Caim, mencionadas neste capítulo, se tornarão inimigas do povo de Deus. Babilônia, Egito, Nínive, os filisteus e os cananeus, cujo país foi dado como posse a Israel. Sem e Jafé honraram seu pai e por isso prosperarão na terra (Efésios 6:2-3).

O capítulo 10 revela a origem das nações do mundo (leia Deuteronômio 32:8). Para compreender e apreciar algo em seu verdadeiro caráter deve-se voltar à sua origem: Babel e Assíria – Babilônia e Assur - tem como ponto de partida o reino de Ninrode. O nome deste homem significa “rebelde”, o que é confirmado por suas ações. Com ele vemos o homem começando a saquear a terra, semeando o medo e o sofrimento, e matando os animaisque Deus lhe havia dado para alimentopor prazer ou para demonstrar seu poder (9:3).

COMENTÁRIOS

9.21 Embriagou-se. Eis aqui a primeira referência feita a respeito desse horrendo pecado, nas escrituras. Encontram-se por toda a Bíblia exortações e denúncias contra a embriaguez, incluindo-se até mesmo no catálogo dos mais abomináveis males que Paulo confeccionou (ver Pv 23:20; Is 5:11, 22; 28:1-7; Lc 21.34; rom 13.13; 1 Co 5.11 e 6.10; Gl 21; 2 Ef 5.18).

16

Nenhum comentário: