quinta-feira, 27 de setembro de 2007

ESTUDO NO LIVRO DE GÊNESIS PAG. 5

mediante a serpente (Satanás, Cf 2 co 11.14; Ap 12.9 e 20.1). 0bserve-se que a tentação está associada à dúvida relativa à Palavra de Deus. “Deus disse”. São estes os estágio da tentação: 1) A curiosidade e a desconfiança desperta em Eva (v 1); 2) Insinuação de tríplice dúvida com referência a Deus; sua bondade no tocante à restrição; sua retidão relativamente à afirmação de que morreriam (4); e, por fim , sua santidade quando Satanás assevera que, ao contrário de morrem, “como Deus, sereis conhecedores do bem e do mal” (v 5) – esta tríplice dúvida conduz à 3) Incredulidade, que por seu turno se desfecha na 4) Desobediência(v 6).

3.10 A consciência despertada com relação ao pecado e, em conseqüência, a vergonha, leva ao termo e à tentativa de esconder-se, mostrando claramente a natureza decaída da humanidade, desde então, até o presente.

3.12,13 Sintomáticos do estado impenitente reinante nos corações de Adão e Eva é a maneira como procuram lançar a culpa um sobre o outro.


Texto áureo: Fez o Senhor Deus vestimenta de peles para Adão e sua mulher e os vestiu

(Gênesis 3:21).

Leia Gênesis 3:14-24

Deus reconhece que á a responsabilidade de cada culpado e profere Sua tripla sentença. À serpente profetiza que “o descendente” da mulher (Cristo) esmagará sua cabeça; noutras palavras, seu poder será destruído. Assim que o pecado entrou no mundo, Deus deu a conhecer o remédio que Ele tinha em mente. A mulher terá de encarar o parto com sofrimentos. E a sina do homem será trabalhar muito até que se lhe consuma a inevitável sentença: “porque o salário do pecado é a morte” (Romanos 5:12; 6:23). A no Redentor que lhe fora prometido permite a Adão escapar desta sentença de morte dando à sua mulher o nome de Eva, que significa vida. Deus, por sua vez, responde a esta trocando as cobertas do homem por vestimentas de peles, e isto nos ensina uma verdade fundamental: a única justiça com a qual o homem pode cobrir-se é aquela com a qual o próprio Deus o vestiu. Mas, do mesmo modo que esta vestimenta era de peles de uma vítima, assim a justiça com a qual Deus cobre o pecador é a justiça do Cristo, o Cordeiro imolado.

Quão confortante é saber que Deus não expulsa o homem do jardim sem antes lhe revelar (mediante esta figura) os Seus pensamentos de graça e salvação!

COMENTÁRIOS

3.15 Aqui está o que se denomina de Proto-evangelho, isto é, a primeira referência feita ao necessário Redentor, capaz de efetuar a purificação pelo pecado, bem como pagar a horrenda pena que este acarreta. Observe-se que o termodescendente” encontra-se no singular, portanto, uma referência clara feita a certa pessoa (Cristo) descendente de Eva, e não a toda a raça humana (cf Gl 3.16).

3.20 Eva quer dizer vida. A linguagem primitiva não era a hebraica, mas, à medida que os pensamentos se transmitem de uma para outra língua, os nomes vão se ajuntando para

5

Nenhum comentário: