quinta-feira, 27 de setembro de 2007

ESTUDO NO, LIVRO DE GÊNESIS PAG.75

está mais entre vós, não tenho mais interesse em narrar a história do que lhes diz respeito”. É assim com a triste história do homem, e em particular de Israel depois de sua rejeição do Salvador. Deus não tem mais nada que dizer ao povo. Mas em Sua infinita paciência. Ele não esqueceu o objeto de Suas fiéis promessas. Ele está apenas esperando o momento certo para restabelecer Seu relacionamento com eles. E o momento certo é o da fome. Se Deus permite aflições, tais como privações e doenças, mesmo aos Seus, é freqüentemente a fim de que Cristo, o verdadeiro José, possa assumir ou reassumir o Seu verdadeiro lugar em nossa vida. Não pensemos que o passar do tempo pode apagar até mesmo o menor pecado; cada um deles está sempre patente aos olhos do Senhor, ainda que os tenhamos esquecido, teremos de prestar contas deles cedo ou tarde ao Senhor.
“Somos homens honestos”, ousaram declarar os irmãos criminosos quando se apresentaram diante daquele que pode provar o contrário e pode causar perplexidade a eles simplesmente ao revelar o seu nome. Como as pessoas podem pensar que são dignas quando na verdade são culpadas de rejeitar a Jesus?

COMENTÁRIOS

42.11 O protesto dos irmãos em face da acusação de que eram espias consistia na asseveração de que eram honestos. Não obstante, José lhes teria vislumbrado a falsidade com que engendraram evidências para enganarem ao pai com relação ao desaparecimento do filho. A aparente crueldade no trato de José para com seus irmãos, tinha em vista, principalmente, comprovar-lhes que a confissão de honestidade asseveravam ter era falsa. O caminho de arrependimento e da reconciliação há de ser, quase sempre, muito penoso.
*N. Hom. 42.21 Elementos do verdadeiro arrependimento: 1) Consciência – “somos culpados”; 2) Memória – “vimos a angústia”; 3) Razão - “por isto nos vem esta ansiedade”. O tempo não apaga o pecado nem suaviza a consciência.
42. 24 Humanamente se considerando, José teria razões para pagar com a mesma moeda a crueldade dos irmãos. A realidade, porém, era que ele lhes devotava tanto amor que não lhe fora possível reprimir as lágrimas (cf Jesus, pendurado na cruz, a suplicar ao Pai Celeste o perdão para os seus assassinos Lc 23:34). Uma vez que Ruben estivera ausente por ocasião da venda de José aos midianitas (37: 27-29), Simeão teria assumido a responsabilidade, sendo, como era, o segundo em idade. Eis a razão por que José o tivera retido.

Texto áureo: Nisto conhecerei que vós sois homens de retidão: deixai comigo um de vossos irmãos, e tomais para a fome de vossas casas, e parti (Gênesis 42: 33).

Leia Gênesis 42: 25-38.

Pelo fato de José recebe os seus irmãos asperamente, não queria dizer que ele conhecia, por experiência. Mas ele conhecia, por experiência, a maldade daqueles corações, e o propósito de seu coração era conduzi-los ao verdadeiro arrependimento.
75

Nenhum comentário: