Leia Gênesis 13:5-18
O período que Abrão passou no Egito fora tempo perdido e as riquezas que adquirira ali somente lhe vieram a ser motivo de preocupação. Foram elas que o levaram a se separar de Ló. Na presença dos habitantes cananeus e ferezeus (aldeões) daquela terra acontecem disputas entre “irmãos” (v.7). Isto é particularmente triste para testemunho (1 Coríntios 6:6; João 13:35). Abrão deixa Ló escolher o lugar pra onde quer ir.Que espírito humilde e abnegado ele demonstra aqui. Que possamos imitá-lo toda a vez que nos sentirmos inclinados a fazer valer os nossos direitos. Ló escolhe aquilo que lhe agrada, o que atrai o seu coração mundano (v.10: as planícies do Jordão assemelham-se ao Egito, que por sua vez, representa o mundo). Já Abrão deixa o Senhor decidir o lugar para ele (Salmo 47:4) . A posse da terra prometida é agora confirmada a Abrão. Deus lhe diz:”Ergue os olhos” (v. 17). Canaã é para nós uma figura do céu, e Deus nos conclama, não apenas para contemplá-lo,mas para explorá-lo pela fé. E de que modo podemos percorrer os lugares celestiais “no seu comprimento e na sua largura”? Examinando e meditando na maravilhosa palavra divina.
COMENTÁRIOS
NCB - Porque eram muitos os seus bens. As riquezas não são uma bênção unicamente, e neste caso forram capazes de estragar as boas relações entre Abrão e Ló. Existe a sugestão, nos versículos 8 e 9 , que Ló talvez tenha tomado o partido de seus pastores. Os fereseus (7). A origem desse nome em incerta. Não está toda a terra diante de ti? (9). Que grande alma tinha Abrão! Ló mostrou-se tão materialista quando Abrão mostrou-se magnânimo, e ele escolheu a planície do Jordão (11). A campanha do Jordão (10). Lit. “o círculo do Jordão”. Refere-se a um território de formato quase oval, em torno do mar Morto. A localização extra de Sodoma e Gomorra (10) não é conhecida com certeza, mas a grande maioria das opiniões favorece o ponto de vista que era ao extremo sul do mar Morto. Deus nunca se torna devedor para com ninguém, e diz a Abrão: Toda esta terra que vês, te hei de dar a ti (15). Carvalhais de Manre (18). Manre era um amorreu que vivia então, e que mais tarde se confederou com Abrão (14:13) Abrão era apenas um “hóspede” ainda. (NCB p.96).
13.15 Posto que Abraão tivesse dado a Ló o direito de escolher a melhor parte da terra, o Senhor (Jeová) logo lhe viera ao encontro para assegurar-lhe de que toda a terra da Promessa haveria de pertencer-lhe e à sua descendência.
13.17 Abraão é concitado a tomar consciência da promessa que Deus lhe fizera.
Texto áureo: O livro do justo Ló, afligido pelo procedimento libertino daqueles insubordinados. (Porque este justo, pelo que via e ouvia quando habitava entre eles, atormentava a sua alma justa, cada dia, por causa das obras iníquas daqueles); (1 Pedro 2: 7-8).
Leia Gênesis 14: 1-12.
Em contraste com Abraão, o homem da fé, Ló é o exemplo de um crente que se apóia nas coisas visíveis. Por um longo período ele tinha seguido seu tio, imitando o pro-
21
Nenhum comentário:
Postar um comentário