quinta-feira, 27 de setembro de 2007

ESTUDO NO LIVRO DE GÊNESIS PAG. 64

NCB - MORTE DE RAQUEL COM O NASCIMENTO DE BENJAMIM (35: 16-20). Este triste episódio explica a afeição particular de Jacó por Benjamim. O nome eivado de tristeza, “Benoni”, não foi aceito pelo pai, mas ele preferiu chamá-lo de “Benjamim” – filho de esperança e encorajamento.


Texto áureo: Fornicador... profano, como Esaú, que, por um manjar, vendeu o seu direito de primogenitura (Hebreus 12:16).

Leia Gênesis 36: 1-28.

A família de Jacó está agora completa com o nascimento de Benjamim (35:24). Mas paralelamente a família de Esaú também está prosperando. Inclui numerosos príncipes como também reis (vv. 15-19). Alguns jovens estão ávidos por se tornarem líderes, mas quanto é melhor obedecer ao Senhor e servir aos Seus do que ter autoridade sobre um grande número de pessoas. O Senhor ensina este princípio a Seus discípulos: “Sabeis que os julgam ser príncipes das gentes delas se assenhoreiam, e os seus grandes usam de autoridade sobre; eles mas entre vós não será assim; antes... qualquer que, dentre vós quiser ser o primeiro será servo de todos” ( Marcos 10:42-44).
Entre os poderosos mencionados neste capítulo, um deles “achou as caldas no deserto”, uma figura de todas as decepções deste mundo e daquilo que nunca saciará a sede de alguém (v.24). Outro, Ameleque, se tornaria um dos mais encarniçados inimigos de Israel, e com o qual o povo terá de lidar durante toda a sua história.
O final do versículo 8 nos recorda que Esaú é Edom ! O nome de Jacó, o enganador, fora mudado para Israel, que quer dizer o príncipe de Deus, enquanto o nome de Esaú fora mudado para Edom (25:30), o qual significa “vermelho”. Que terrível ironia! Este homem e seus descendentes, de geração em geração, foram condenados a levar o nome de um prato de comida pelo qual ele trocou a sua bênção.

COMENTÁRIOS

36.7 Reconhecendo o lugar de primazia que deveria proporcionar espaço suficiente a Jacó em Canaã, Esaú procurou mudar-se daí antes de sua volta, antecipando-a e tendo em vista a riqueza de que Jacó era herdeiro em virtude da primogenitura.
36. 8 O uso do nome “idumeu” para designar os filhos de Esaú perdurou até o tempo de Cristo. Herodes, o Grande, era idumeu. A extensão das terras pertencentes a Edom (monte Seir) compreendia desde as margens meridional do mar Morto até o Golfo de Acaba, ou seja, uma distância de cerca de 160 quilômetros. É região de topografia irregular, contendo algumas montanhas, cujos picos atingem a mais de 1000 metros de altura.
36. 12 Amaleque era neto de Esaú. Foram seus descendentes que sempre se opuseram a Israel, em todas as circunstâncias, através de séculos, até Hamã, personagem relatado no livro de Ester, que era descendente do Rei Agague (Ef 3.10; 1Sm 15.8ss).
36.15 “Príncipes”, refere-se a capitães tribais.
36.21 Os Horeus eram antigos abitantes de Edom, subjugados por Quedorlaomer (Gm 14.65) e não a Esaú. Descendia de Seir. Mediante casamento com filhas de Aná, chefe ho-
64

Nenhum comentário: