quinta-feira, 27 de setembro de 2007

ESTUDO NO LIVRO DE GÊNESIS PAG. 25

COMENTÁRIOS

15.6 Neste significativo versículo aparece, pela primeira vez, as palavras “creu”, “imputado” e “justiça, que fazem parte do contexto da “ salvadora”. Em todos os tempos, a salvação fora oferecida aos homens sob a base da . Os santos do AT olhavam para Cristo e eram salvos mediante Sua morte propiciatória, exatamente como nós olhamos para aquela morte vicária em nosso lugar e recebemos os benefícios dela mediante a (cf Rm 4:18-24).

15.8 O nome do “Senhor Deus (em heb Adonai Jahweh) significa “dono”, indicando a submissão de Abraão como escravo de Deus. O mesmo nome (“Senhor”) é empregado pela mulher em relação ao marido, indicando a intimidade do amor e dependência em submissão ao marido (cf 1 Pedro 3.6).

15.18 Rio do Egito. Provavelmente a extensão da terra prometida a Abraão e a sua semente; compreendia desde a corrente que dividia a Filístia até o rio Eufrates. Estas foram, efetivamente, as fronteiras de Israel no tempo do rei Salomão.

NCB - b) Aliança de Deus com Abraão (15: 1-17: 27).

1) DEUS PROMETE UM FILHO A ABRAÃO (15:1-6) A ocasião da promessa é destacada na frase Depois destas cousas (1). A reação natural de Abraão foi confrontada com umNão temas”. Grandíssimo galardão (1) Abraão recusa o despojo, mas Deus não haveria de permitir que ele saísse perdendo .Ando sem filhos (2). Essa expressão significa “ir-se” oumorrersem filhos. A tristeza de Abraão é que Eliezer, segundo as leis debaixo das quais viviam, tornar-se-ia o herdeiro de sua casa. Nascido na minha casa (3). Lit. “filho de minha casa”, e, portanto representante e herdeiro de Abrão.

NCB - Foi-lhe imputado isso por justiça (6). Na Septuaginta, “por” é traduzido pela preposição gregaeis”, que significa “para”. Não significa que, em lugar de justiça, Abraão ofereceu . A de Abraão não foi considerada como outra forma de justiça (“obra”) mas, no plano divino, é o meio pelo qual um homem pode atingir “a” (eis) justiça (cf. Rom. 4:3). Aconselho ao leito consultar NCB outras informações a respeito.


Texto áureo: Onde está teu Pai? Respondeu Jesus: se não me conheceríeis a mim, também conheceríeis a meu Pai (João 8:19).

Porque Deus, que disse: Das travas resplandecerá a luz, ele mesmo resplandeceu em nosso coração, para iluminação do conhecimento da glória de Deus, na face de Cristo (2 Coríntios 4:6).

Leia Gênesis 16: 1-16.

Depois de maravilhosas evidências da de Abraão, infelizmente constatamos outro fracasso na vida do patriarca. Ele quer, de certa forma, ajudar Deus a manter a Sua promessa. Em vez de esperar pacientemente pelo filho que lhe havia sido anunciado, ele atende a Sarai, sua mulher. E assim Agar, a serva que provavelmente fora trazida do Egito por ocasião do primeiro fracasso de Abraão, vem a ser a mães de Ismael.

Depois de ter sido objeto de uma triste desavença na casa do homem de Deus,

25

Nenhum comentário: