quinta-feira, 27 de setembro de 2007

ESTUDO NO LIVRO DE GÊNESIS PAG. 34

Ele é uma figura de Cristo em Seu caráter de filho e herdeiro (hebreus 1:2). Depois do riso de incredulidade de Abraão (17:17) e de Sara (18:12), temos o riso de alegria e gratidão de Sara. Ela até dá ao filho o nome Isaque, que significa riso (vv.3,6). Mas logo vem o riso caçoador de Ismael (v9), ele é um figura do homemsegundo a carne”, que nada pode compreender dos conselhos de Deus que se cumpriram em Cristo. Ismael, o filho da serva, é uma figura do homem sob o domínio da lei. Este não tem nenhum direto, quer à promessa, quer à herança.

O proceder de Sara parece duro: e pareceu “mui penoso aos olhos de Abraão”. Mas Deus aprova essa atitude, porque quer demonstrar nesta figura que a herança pertence somente a Cristo e que o homem, mediante suas obras, não tem parte alguma nela. Conforme explica a epistola aos Gálatas: os crentes sãofilhos da promessa”. Tendo recebido a adoção, não são mais escravos, mas filhos; e, como tais herdeiros (Gálatas 4:6-7, 28).

Ainda assim a graça se ocupa com Agar e seu filho. Quando a se acabado a água dom odre, a qual simboliza os recursos humanos, Agar experimenta mais uma vez a libertação do Deus vivo, que havia Se revelado a ela no capítulo 16. Ele é Aquele que até mesmo ouve a voz de uma criança (v. 17).

COMENTÁRIOS

21: 1 Este é um maravilhoso comentário a respeito da natureza de Deus que exulta em realizar aquilo que aos homens parece impossível, cumprindo sua promessa feita aos que crêem em sua palavras (cf Gn 17: 15-16).

* N. Hom. 21: 7 O nascimento de Isaque mostra: 1) A fidelidade imutável de Deus (cf Js 21.45; 23.14); 2) O plano perfeito de Deus. Abraão e Sara estavam resignados a aceitar Ismael, como se este desse cumprimento à promessa de Deus. Não obstante, os padrões divinos são muito mais excelentes (Gl 4.22-31); 3) A suficiência absoluta de Deus, que podia eliminar dúvidas sobre todas as coisas, quando Abraão não as podia provar para si mesmo.

21: 11 As leis da época, reveladas nos tabletes de Nuzi, indicam não o fato de que o filho da esposa tinha precedência sobre o filho da escrava no caso de herança, mas também que o filho da serva no caso de herança, mas também que o filho da serva não podia ser expulso depois de nascimento do filho do esposa. Deus desfez os receios de Abraão, asseverando-lhe que Isaque era, realmente, continuidade da linha genealógica de bênção prometida.

21: 17 Ismael estava com cerca de 17 anos de idade; não era mais aquela criancinha que Agar tinha carregado em seus braços. A referência ao fato de Deus ter ouvido ( Ismael significa “Deus ouve”)a voz de Ismael, indica que Abraão lhe havia ensinado a orar.

NCB – Tomou-lhe mulher da terra do Egito (21) . Que poderia haver de mais natural que Agar agir dessa maneira? Agar e Ismael servem de propósito alegórico na discussão de Paulo sobre a natureza do verdadeiro povo de Deus (Gálatas 4:21 2 segs.): mas suas reais experiências com Deus nos provêm uma grande instrução espiritual.

Texto áureo: Nada obstante, Abraão repreendeu a Abimeleque por causa de um poço

34

Nenhum comentário: