quinta-feira, 27 de setembro de 2007

ESTUDO NO LIVRO DE GDÊNESIS PAG. 60

32. 29 A revelação do nome de alguém era como um passo avantajado, no sentido de firmar-se uma amizade íntima e de estabelecer-se uma aliança mútua. Conhecer o nome significava, até certo ponto, um controle sobre a pessoa (cf Ap 2.17).
32. 30 Peniel significa “face de Deus”. Como em Betel, a “casa de Deus”, onde Jacó tinha obtido certeza quanto à presença Divina e, em Maanair, “o exército de Deus”, onde ele tinha obtido certeza quanto ao poder Divino. Também, em Peniel estava obtendo certeza quanto ao favor e à companhia Divina (cf Ex 33. 11-20 e Dt 34. 10). * N. Hom. 1 )”Ver a Deus” é experiência que transforma os caracteres, (cf 1João 3.2) assim como Jacó teve o nome trocado para Israel. 2) Ver a Deus” traz-nos a certeza da graça e do poder para enfrentarmos o futuro sem que possíveis surpresas nos atemorizem. 3) “Ver a Deus” significa a reiteração das bênçãos Divinas, acarretando-nos, entretanto, novas responsabilidades (cf Is 6.7-8).


Texto áureo: Jacó, porém, partiu para Sucote, e edificou para si uma casa, e fez cabanas para o seu gado; por isso, chamou o nome daquele lugar Sucote...E comprou uma parte do campo, em que estendera a sua tenda. (Gênesis 33: 17-19).

Leia Gênesis 33: 1-20.

Depois que o Senhor mudou o nome de Abraão, seu antigo nome Abrão desapareceu definitivamente. Em contraste, o nome de Jacó mantém-se do início ao fim, e seu novo nome Israel só se tornou corrente muito tempo depois de se manifestar. Contudo, a graça divina era evidente para com ele e sua família. O Senhor tinha respondido à sua oração do capítulo 32 versículo 11 ao mudar o coração de Esaú (v.4). E, para enfatizar que isso realmente era obra de Deus, que os presentes cuidadosamente preparados por Jacó tinham sido todos desnecessários para que o ânimo de Esaú lhe fosse favorável, o versículo 8 nos mostra que seu irmão nem mesmo compreendeu o significado daquilo. Apesar disso, constatamos que os temores do pobre Jacó reaparecem. Quando Esaú queria protegê-lo, ele bem que poderia ter testemunhado de sua confiança na proteção de um Deus todo-poderoso. Em lugar disto, ele se esquiva ao mentir que ia para Seir, sendo que, na verdade, estava partindo para Sucote. Depois disto, o que ainda é pior, ele edifica para si uma casa (v.17) e compra um campo (v.19), negando assim duas vezes sua posição como estrangeiro na terra. Logo surgem as conseqüências deste ato: resultam em associações que conduzem à desonra de sua filha e à terrível vingança de seus dois filhos, o triste assunto do capítulo 34.

COMENTÁRIOS

33. 10 Jacó insistia em que Esaú aceitasse o presente porque era somente mediante tal aceitação que ele poderia certificar-se de que estava perdoado e que passaria a reinar a paz entre os dois (cf NCB, p. 110).
33.17 Sucote, significa “ramos”. Distava poucos quilômetros ao ocidente de Peniel e ao oriente do Jordão
60

Nenhum comentário: