quinta-feira, 27 de setembro de 2007

ESTUDO NO LIVRO DE GÊNESIS PAG.63

nas memoriais perdurou até muito mais tarde, no tempo de Abraão (2Sm 18.18). Visto como as colunas faziam parte integrante dos degradantes ritos religiosos cananitas, houve proibição no sentido de que se erigissem colunas ao lado do altar do Senhor, nos termos de Israel (cf Dt 16.22 e Os 10.2). A libação oferecida era geralmente derramada ao Senhor. Jamais deveria ser bebida (cf Nm 15.5-7 a respeito da referida libação como parte do culto em Israel). Sugere-nos a pessoa do Senhor Jesus que “derramou sua alma na morte” como sacrifício pelos homens (cf Sl 22.14 e Is 53.12).
* N. Hom. 35.15 O viver em comunhão com Deus ( isto é, em Betel) implica no seguinte: 1) Abolição de todos ídolos.(4); 2) Mudança do nome (10), que corresponde ao novo nome em Cristo (At 11.26); 3) Confiar em suas promessas (11-12); 4) Ver e ouvir a Deus (9, 13,14).

Texto áureo: E aconteceu que, saindo-se-lhe a alma (porque morreu), chamou-se o seu nome Benoni; Mas seu pai o chamou Benjamim. Assim, morreu Raquel e foi sepultada no caminho de Efrata; esta é Belém. E Jacó pôs uma coluna sobre a sua sepultura; esta é coluna da sepultura de Raquel até o dia de hoje (Gênesis 35: 18-20).

Ler Gênesis 35: 16-29.

Esta é uma nova fase na vida de Jacó. Durante sua peregrinação, acontecem simultaneamente o nascimento de Benjamim e a morte de Raquel. Na jornada cristã também se alternam alegrias e tristezas. Como Jacó, o cristão pode “levantar colunas” – erigir marcos memoriais (vv. 14,20).
Cada um dos nomes dado à criança nos fala do Senhor Jesus. Benoni, o filho de minha aflição, é o nome dAquele que Israel pranteará “como quem pranteia por um unigênito”(Zacarias 12:10). É o nome dAquele que fora afligido na terra, Homem de dores, que Se submeteu ao sofrimento. Mas ao mesmo tempo Ele é o verdadeiro Benjamim, o Filho à destra de Deus, a quem foi dito da parte de Deus: “Assenta-te à minha direita” (Salmo 110:1, um versículo citado muitas vezes no Novo Testamento). Os dois nomes são inseparáveis e atribuídos à mesma pessoa. Eles nos lembram que os sofrimentos e as glórias de Cristo não podem ser separados (1 Pedro 1:11).
Ainda outro nome em nossa leitura nos faz pensar em Jesus: Belém (v.19), onde o Salvador deveria nascer. Ali está a sepultura de Raquel, o lugar de grande pranto mencionado no começo do evangelho de Mateus (2:18), mas também o lugar onde haveria de ser anunciado o maior motivo de alegria de todos os tempos ( Lucas 2: 10-11).

COMENTÁRIOS

35. 18 Benoni, “filho de minha dor”; Benjamim”, “filho de minha mão direita”. Ambos estes nomes se aplicam de modo maravilhoso à pessoa do Senhor Jesus Cristo como Filho de Deus. O nascimento de Benjamim é um resposta à oração de 30>24, “Dê-me o Senhor ainda outro filho”.
63

Nenhum comentário: