quinta-feira, 27 de setembro de 2007

ESTUDO NO LIVRO DE GÊNESIS PAG. 4

cuidá-la (Efésios 5: 29). “Grande é este mistério”, exclama o apostolo: “somos membros do seu corpo”.

COMENTÁRIOS

2.19 As palavrashomem” e “Adão” têm o mesmo sentido em hebraico.

2.20-25 “Adão e Cristo”, Ef.5.22-23 ensina que a Igreja (incluindo todos os crentes) está para Cristo assim como Eva estava para Adão: 1) Cristo, em certo sentido, necessita e busca nossa companhia como “ajudador”, ou algo o que completa; 2) somos espiritualmente segregados de Cristo a fim de novamente com Ele nos identificarmos em um corpo; 3) ninguém poderá tornar-se comocarne da mesma carnecom Cristo, se não se dispuser a abandonar a velha habitação que é o mundo (cf 1 Jo 2.150).

2.25 o capítulo 2 revela o propósito de Deus para com a humanidade e,conseqüentemente, para com cada indivíduo: 1) Afinidade do homem com Deus (v 7); 2) Culto que o homem tributa a Deus (v 3); 3) comunhão do homem com Deus (v l6); 4) Cooperação do homem com Deus (v 18); 5) Lealdade do homem para com Deus (v 19); 6) Vida social do homem como algo proveniente de Deus, e que visa a Deus (v 24).


Texto áureo: Vendo a mulher que a árvore era boa para se comer, agradável aos olhos e árvore desejável para dar entendimento, tomou-lhe do fruto e comeu e deu também ao marido, e ele come. (Gênesis 3:6).

Porque tudo que há no mundo, a concupiscência da carne, a concupiscência dos olhos e a soberba da vida, não é do Pai, mas do mundo (1 João 2:16,17).

Leia Gênesis 3:1-13

Veremos que a felicidade do homem no Édem foi de pouca duração. Na forma de uma serpente, o diabo se introduz no jardim e ganha a confiança da mulher enquanto, ao mesmo tempo, instila em seu coração desconfiança em Deus. “Deus não ama vocês”, sussurra ele, “pois, do contrário, não lhes teria vetado um tão grande benefício. É certo que não morrereis. E mais: sereis como Deus” (v. 4-5). É assim que o mentiroso semeia orgulho e cobiça no pobre coração humano (leia, em contraste, Filipenses 2:6).

Então. A cobiça, depois de haver concebido, dá à luz o pecado”; (Tiago 1.15). Infelizmente, o homem foi enganado; o conhecimento do bem e do mal não lhe deu força para fazer o bem ou para evitar o mal. O único resultado disso foi tomar ciência de sua nudez. Ele se envergonha daquilo que é por natureza. E as cobertas que fez para si e para a mulher de folhas de figueira somente ilustram os vãos esforços da humanidade em ocultar a sua miséria moral. Mas “todas as coisas estão descobertas e patentes aos olhos daquele a quem temos de prestar constas” (Hebreus 4:13) “Onde estás?” (v.9). “Comeste da árvore de que de ordenei que não comesses?” (v. 11). “Que é isso que fizeste?” (v.13). São perguntas medonhas que não permitem fuga ou desculpas.

COMENTÁRIOS

N. Hom. 3.1 Nem Deus nem o homem é autor do pecado, pois este é algo que vem de fora,

4

Nenhum comentário: