quinta-feira, 27 de setembro de 2007

ESTUDO NO LIVRO DE GÊNESIS PAG. 51

“Quão temível é este lugar!” Ninguém se sente bem com uma consciência culpada, nem mesmo na presença do Deus da graça ( compare com Lucas 5:8). Neste estranho acordo que ousa firmar com o Senhor, Jacó faz das expressas promessas de Deus uma condição e se propõe a servi-Lo em troca dos benefícios que receberá. Muitas pessoas, como ele, hesitam em tomar posse pela fé, do dom gratuito de Deus e pensam que mediante seus próprios esforços merecerão Seu favor.

COMENTÁRIOS

28.2 Padã-Arã. A estrada ou planície de Harã (que é a Síria) está situada na Mesopotâmia, entre os rios Tigre e Eufrates. Harã é o nome de uma cidade situada naquela planície que, ainda hoje, conserva o nome de Harran, cidade que dista cerca de 450 quilômetro de Damasco.
28.3 Deus Todo-poderoso (lit El Shaddai). Ver a nota sobre 17.1.
28.4 A bênção de Abraão transmitida a Isaque que, por seu turno, a comunicou a Jacó, é novamente proferida. Parece que Isaque veio a concordar com a revelação de que Jacó e não Esaú, haveria de ser veículo da promessa divina.
28. 9 Maalate é a mesma pessoa chamada Besemate em 26.34 e 36.3. Pode ser que ela tivesse dois nomes ou teria ocorrido aqui alguma alteração do texto, conseqüente de desatenção do copista.
28.13 A promessa é agora proferida a Jacó, por Deus mesmo, como o tinha sido a Abraão e a Isaque. Assim como Isaque tinha sido escolhido de entre dois candidatos, assim também,.a bênção relativa ao Messias teria de cumprir-se.
28. 19 Betel – lit “Casa de Deus”
*N. Hom. 28.22 Esta visão ensina: 1) A condescendência da graça divina. Jacó não estava de coração voltado para Deus, mas sim, Deus para Jacó; 2) A planta suficiência da graça divina - a presença graciosa do Senhor haveria de acompanha-lo sempre (15); 3) O objetivo expresso da graça divina ensina a Jacó, para que este O ame e lhe preste culto na realização do objetivo estabelecido a longo prazo, isto é, que todas As nações viessem a ser abençoadas mediante a semente de Jacó


Texto áureo: Instruir-te-ei e te ensinarei o caminho que deves seguir; e, sob as minhas vistas, te darei conselho (Salmo 32:8).

Leia Gênesis 29:1 – 14.

“Eis que eu...te guardarei por onde quer que fores... porque te não desampararei” (28:15). Quão confortante é saber que os olhos de Deus seguem continuamente os Seus, mesmo quando estes negligenciam olhar par Ele (Salmo 32 : 8). E assim Jacó, pelo cuidado e providência divina, é conduzido à família de sua mãe, à casa de seu tio Labão. Uma vez mais temos um encontro junto a um poço, talvez o mesmo do capítulo 24. Só que desta vez não ouvimos nenhuma oração da boca do peregrino, nem o ouvimos agradecer a Deus pela jornada bem-sucedida. Também não vemos a jovem dando água ao visitante cansado. As diferenças continuam na casa de Labão! Jacó lhes
51

Nenhum comentário: