quinta-feira, 27 de setembro de 2007

ESTUDO NO LIVRO DE GÊNESIS PAG. 74

Leia Gênesis 41: 53-57; 42: 1-8.

Tudo quanto o Senhor prometer certamente será cumprido. Assim acontece com as palavras de José, as quais, na verdade, são do próprio Deus. Acabam os sete anos de fartura e começam os anos de fome.
Deus busca de todos os modos dirigir os pensamento dos homens para si. Eis por que neste mundo a paz acaba em guerra, a alegria e a aflição vão se alternando. Infelizmente os homens mal pesam em agradar ao Senhor pelas alegrias que Ele lhes dá, como tampouco, nos momentos de suas aflições, vão a Ele em busca de socorro. Contudo, do mesmo modo que o Faraó ordenou: “Ide a José” (v.56), o Espírito de Deus insta as homens a buscar o Salvador. O próprio Salvador chama: “vinde a mim”(Mateus 11:28). Sim, vamos ao Único que pode dar abundantemente o alimento para nossa alma. Saibamos também tirar proveito dos períodos de abundância espiritual, como por exemplo das reuniões, para encher os “depósitos” de nossa memória e de nosso coração. Em tempo de escassez, de solidão ou de desanimo, aquilo que tivermos estocando nos dará força e alegria no Senhor. Acima de tudo, não esqueçamos o final do versículo 55: “Ide a José; o que ele vos disser fazei” (compare João 2:5).

COMENTÁRIOS

* N. Hom. 41. 55 Encontra-se estreito paralelismo entre José e nosso Senhor em João 6. 1) Como a fome impunha que o povo recorresse a José para evitar a morte, também os homens necessitam de “verdadeiro pão do Céu” que é o remédio exclusivo contra a morte espiritual (cf Jo 6. 32-33); 2) A provisão divina é suficiente para que fiquem atendidas nossas necessidades mais prementes; 3) Quando nosso dinheiro (algo correspondente a nossas obras) falta, o Senhor passa a requerer de nós o que mais lhe importa: nós mesmos, como tudo quanto somos e temos, pois devemos realmente lhe pertencer de fato (cf 47.15,19).
41. 56 Fome. Como era possível haver fome severa no próprio Egito (uma terra fértil e bem irrigada pelo rio Nilo)? Afirmam relatos, descobertos pela arqueologia que em duas ocasiões os seus habitantes foram forçados a cometer atos de canibalismo.
42.4 Benjamim era o outro dos únicos filhos nascidos de Raquel. O interesse especial demonstrado por José com relação a Benjamim provavelmente decorreria de seu desejo de verificar se os irmãos o odiavam também. Algum desastre. Jacó não esquecera o “desastre” que alcançou a José, irmão mais velho de Benjamim.

Texto áureo: Então, disseram uns aos outros: Na verdade, somos culpados acerca de nosso irmão, pois vimos a angustia de sua alma, quando nos rogava, nós, porém,não ouvimos; por isso, vem sobre nós esta angústia (Gênesis 42: 21).
Leia Gênesis 42: 9-24.

Enquanto esses acontecimentos se davam no Egito, a família de Jacó tinha sido deixada de lado. É como se Deus tivesse dito “Depois de seu crime e agora que José não
74

Nenhum comentário: