quinta-feira, 27 de setembro de 2007

ESTUDO NO LIVRO DE GÊNESIS PAG. 54

memento em que Cristo assume o lugar que lhe compete capacitado a provar tanto o livramento como as bênçãos celestiais.

COMENTÁRIOS

30.6 De Bila Dã – um juiz. Raquel exclamou: “Deus me julgou e também me ouviu a voz e me deu um filho” (heb donani).
30.8 Naftali – Lutando. Raquel disse “Com grandes lutas tenho competido com minha irmã e logrei prevalecer”
30.10.11 De Zilpa, Gade - Boa sorte. Lia disse: “Afortunada!” e lhe chamou Gade (god).
30.13 Aser - Felicidade. Lia disse: “É minha felicidade”.
30.15 As mandrágoras estavam associadas com o amor. A superstição popular admitia-as como antídoto contra a esterilidade. A barganha efetuada por Raquel não lhe proporcionara o resultado almejado. O v 22 mostra ser Deus, e não a mágica ou a superstição humana, que promove a fertilidade.
30.23-18 De Lia, Issacar - Alugar. Lia disse: !”Deus me recompensou” (heb sacari).
30.23,24 De Raquel, José - “Dê-me o Senhor outro filho! Deus tirou-me o vexame (‘asaph) – que o Senhor me acrescente (yoseph) outro filho”. Beijamim - Filho da mão direita. Raquel, que viera a falecer ao dá-lo à luz, pôs-lhe o nome de Benoni (filho de minha dor). Jacó chamou-lhe Benjamim, como indício da posição da posição que viera a desfrutar (Gn 35).
Texto áureo: De fato, grande fonte de lucro é a piedade com o contentamento. Porque nada temos trazído para o mundo, nem coisa alguma podemos levar dele. Tendo sustento e com que nos vestir, estejamos contentes. (1Timóteo 6:6-8).

Aquele que não poupou o seu próprio Filho, antes, por todos nós o entregou, porventura, não nos dará graciosamente com Ele todas as coisas? (Romanos 8:32).

Lei Gênesis 30: 25-43.

O pobre Jacó, agitado, especula e negocia com Labão, usa de astúcia e engano, tenta enriquecer através de sua capacidade intelectual e pelos seus próprios esforços. Quão triste é ver um crente contendendo com pessoas mundanas por bens terrenos. Isaque havia dado um exemplo bem diferente para seu filho, Jacó (26:15-22).
O apóstolo Paulo em 1 Timóteo 6:6-10 faz uma contraposição do desejo de enriquecer com a piedade, a qual, associada ao contentamento, é grande fonte de lucro. Atentemos melhor para esta dupla fonte de lucro – as verdadeiras riquezas - que devemos buscar. Em primeiro lugar, temos a piedade, isto é,a comunhão com Deus, da qual falam os altares. Mas no seu exílio Jacó não edifica nenhum altar - não tem um contato intencional com Deus. Em segundo lugar, temos o contentamento, algo que os patriarcas demonstraram vivendo em tendas, e o próprio Jacó procedeu dessa forma (25: 27). O aprendizado pessoal do apóstolo Paulo era de estar contente com todas as circunstâncias em que se encontrava (Filipenses 4:11). Quão difícil é estar sempre satisfeito! Porém o melhor testemunho que podemos dar aos que estão à nossa volta é mostrar que estamos
54

Nenhum comentário: