quinta-feira, 27 de setembro de 2007

ESTUDO LIVRO DE GÊNESIS PAG. 77

Texto áureo: Então, disse-lhes Israel, seu pai: Pois que assim é, fazei isso; tomai do mais precioso desta terra em vossos sacos e lavai ao varão um presente: um pouco de bálsamo, um pouco de mel, especiarias, mirra, terebinto e amêndoas (Gênesis 43:11).

Leia Gênesis 43: 1-15.

Os irmãos de José estão amedrontados isto é sinal de suas consciências culpadas. Eles têm de retornar a José e explicar o dinheiro encontrado em seus sacos de mantimentos. Não fiquemos longe do Senhor quando tivermos um peso em nossa consciência. Vamos direto a Ele e confessemos a Ele tudo. O versículo 8 dá a cada pecador a rota a seguir: levantar, ir e viver (compare Lucas 15:18).
Os homens convenceram seu pai a deixar Benjamim ir com eles, e finalmente partiram levando consigo presentes: o mais precioso da terra (v.11). Mas o poderoso José, cujos depósitos estão cheios, tem necessidade de alguma coisa? O homem sempre teve pretensões de levar algo a Deus. Mas da parte de Deus tudo é gratuito. Ele não pode aceitar nada até mesmo o melhor que o homem é capaz de fazer. Mel, especiarias, terebinto e amêndoas, produtos que são luxo, e não algo bom para alimentar aqueles que não têm trigo. O nosso coração precisa é de trigo celestial, alimento do Alto, o qual pode satisfazer a fome da nossa alma. O mundo nos oferecerá iguarias, mas o Senhor Jesus, o verdadeiro José, é o único que pode nos dar trigo dos lugares celestiais ao Se apresentar ao nosso coração.

COMENTÁRIOS

NCB - A SEGUNDA VIAGEM AO EGITO EM BUSCA DE ALIMENTOS (43: 1-15). Aquele varão... nos perguntou (7) A narrativa no capítulo 42 foi concisa: aqui temos uma expansão da mesma, onde os irmãos relatam ao seu pai da forma mais completa possível, o que aconteceu. Nas repetições há extensões e abreviação (cf 43:21.
43: 9 Ao passo que Rúben não fora capaz de persuadir a Jacó da absoluta necessidade de consentir na ida de Benjamim ao Egito, quando se tomara inevitável voltarem para adquirirem alimentos, Judá o persuadira. Rúben tinha prometido as vidas de seus dois filhos, caso não lhe fosse possível trazer a Benjamim, são e salvo ao pai (42:37). Judá, porém, se ofereceu a si mesmo. Vem-nos imediatamente ao pensamento aquele divino Descendente de Judá, e com maior razão, quando refletimos no emprego da palavra “culpado”(lit “pecado”, em hebraico, hatta) “Seria culpado, para contigo, para sempre”. Cristo deu sua vida” “como oferta pelo pecado” (Is 53:10) e “foi feito pecado por nós” (2 Co 5:21) a fim de que pudesse levar-nos salvos para o Pai Celestial.
43.11 O plano de Jacó para solicitar a boa vontade do primeiro ministro do egípcio consentiu em enviar-lhe algumas das coisas “mais preciosas da terra” (Lit “o cântico da terra”). Isto é, aquelas preciosidades nativas, pelas quais a terra se fizera famosa. Trata-se do mesmo Jacó que planejara antes apaziguar a Esaú, quando de sua volta de Harã. Quão despropositados e inúteis eram tais planos em face das fases mediante as quais Deus estava encaminhado aquela vida de acordo com os bons intentos divinos (cf. Rm 8:28).
43.14 Todo-Poderoso (El-shadda). Ver noto sob Gn 17.1. Jacó resigna-se com relutância, ante o fato inegável traçado pela soberania de Deus – se benjamim não fosse, toda a famí-
77

Nenhum comentário: