quinta-feira, 27 de setembro de 2007

ESTUDO NO LIVRO DE GENESIS PAG. 41

no valor da oração (12-14), procuramos vislumbrar-lhe a mão entre as circunstancias da existência cotidiana; 3) É-nos dado aceitar a orientação de Deus com ações de graças (26) e com plena segurança mesmo que o diabo se esforce por dissuadir-nos desta confiança posteriormente. O sevo de Abraão não relutou em declarar sem reservas:”Jeová me conduziu” (cf Dt. 8:2).

Texto áureo: Então, disse: Sou servo de Abraão. O Senhor, tem abençoado muito ao meu senhor, e ele se tornou grande; deu-lhe ovelhas e bois, e prata e ouro, e servos e servas, e camelos e jumentos. Sara, mulher do meu senhor, era já idosa quando lhe de à luz um filho; a este deu ele tudo quanto tem. (Gênesis 24: 34-36).

Leia Gênesis 24: 32-49

O Senhor, por assim dizer, tomou o servo de Abraão e o conduziu a casa da parentela de seu amo. Abraão lhe havia feito prometer solenemente que não tomaria esposa para seu filho das filhas dos cananeus (v.3). Prezados amigos que são jovens, vocês que conhecem ao Senhor Jesus: mesmo que para vocês um casamento seja algo para um futuro distante, não é cedo demais para inculcarem firmemente o ensino da Palavra de Deus sobre esse assunto: “Não vos ponhais um jugo desigual com os incrédulos; porquanto...que união, do crente com o incrédulo?” (2 Coríntios 6: 14-15). Um filho (ou filha) de Deus só pode contrair matrimônio dentro da família da fé, a saber, com outro filho (ou filha) de Deus. Os que não atentaram para esta clara prescrição tiveram depois que confessar com muita tristeza: uma união com descrente não é apenas uma explicita desobediência à Palavra de Deus, mas também uma fonte de problemas e desgosto por toda a vida.
Que testemunho maravilhoso o servo de Abraão dá de seu senhor, ao qual se orgulha de pertencer (vv.34-36)! Ele é grande, é rico, tem um filho, o herdeiro de tudo o que é seu. É assim que o Espírito Santo, quando recebido nom coração, torna o Paio e o Filho conhecido, e é assim que nós, como redimidos do Senhor, devemos saber falar acerca dEles.
COMENTÁRIOS

NCB: Labão (29). Parece que Betuel, o pai, ou era muito idoso ou estava muito enfermo para tomar tal responsabilidade nas mãos; o peso da responsabilidade recaiu sobre Labão, que estava mais que disposto a aceitá-lo. Isso transpareceu também no versículo 50. O discurso de Eliezer à família (34-39) foi extremamente comovedor; quase é possível sentir a contida tensão na família de Betuel, enquanto escutavam a narrativa.
24.33 Não comerei. Muito mais urgente, para o servo fiel, do que os costumes demorados da hospitalidade do antigo Médio Oriente, é a missão que ele tem de cumprir. Os servos do Senhor não devem mostrar menos urgência em cumprir sua missão de divulgar as boas novas do evangelho para o mundo (cf Lc 10.4 com 2 Tm. 4.1; Mc 132.10).
24. 49 Ou para a direita ou para a esquerda, isto significa que o servo de Abraão se dispunha a procurar esposa para Isaque entre outras famílias aparentadas a Abraão.

41

Nenhum comentário: