quinta-feira, 27 de setembro de 2007

ESTUDO NO,LIVRO DE GÊNESIS PAG. 38

único, isto é, Cristo (cf Gl 3. 16).


Texto áureo: A ninguém fiqueis devendo coisa alguma, exceto o amor com que vos ameis uns aos outros; pois quem amo o próximo tem cumprido a lei

(Romanos 13:8).

Leia Gênesis 23: 1-20.

Uma sepultura era tudo o que Abraão possuía na terra de Canaã, apesar de esta terra lhe ter sido prometida. Ao comprar o campo e a caverna de Macpela para sepultar Sara, o homem de Deus confirma a sua firme esperança da ressurreição. Para ele, Sara continua vivendo com uma vida divina. Por isso é necessário assegurar-se de todos os direitos sobre o lugar onde o corpo dela, que há de ressuscitar, será colocado. O fato de a caverna ter sido comprada pelo pleno preço nos recorda que os direitos sobre a morte foram plena mente adquiridos pela cruz de Cristo; é uma alusão à morte que foi vencida e à certeza da ressurreição de todos os crentes, que há de acontecer em breve.

No capitulo 14 Abraão recusou os presentes do rei de Sodoma, e aqui também ele não fica devendo obrigações a ninguém. Abraão insiste em pagar o valor devido pelo campo, sem pechinchas. Em todos os contatos de um cristão com as pessoas do mundo, ele deve ser reconhecido por sua correção e absoluta honestidade. No Novo Testamento somos exortados a não ficar devendo coisa alguma a ninguém (romanos 13:8) e a portar-nos “com dignidade para com os de fora(1 Tessalonicenses 4:12), e finalmente a “procedermos honestamente, não perante o Senhor, como também diante dos homens ( 2 Coríntios 8:21; veja também Romanos 12:7).

COMENTÁRIOS

23.1 Sara é a única mulher em toda a Bíblia, cuja idade nos é referida. Este interesse especial à sua pessoa,pode ser que tenha sua base na posição honrosa que lhe cabe como mãe espiritual dos crentes (1 Pedro 3.6)

23.4 A compra do campo de Macpela, em Hebrom, tem sido objeto de esclarecimento, pelas descobertas arqueológicas. Efrom não estava, absolutamente, instituído por oferecer o campo; a transação toda estava sendo encaminhada sob o intuito de proporcionar-lhe umbom negócio”. Ele não desejava vender apenas a cova porque, a menos que todo o campo estivesse incluído, algumas obrigações lhe seriam impostas, conforme estabelecia o antigo Código de Leis dos Hititas (v.11). No tempo de Abraão, oito ciclos de prata equivaleria ao salário de um trabalhador. O preço dado era exorbitante. A prata foi pesada, visto que a cunhagem de moedas se verificara no período pós-exílio. Trata-se, então, do único pedaço de terra que Abraão chegara a possuir efetivamente naquela terra toda que Deus lhe havia dado. A cova funerária encontra-se, atualmente, sob uma mesquita maometana em Hebrom.

VEJA TAMBEM... Pagina 104 do NCB, pois será de muita valia ao estudioso.


Texto áureo: De manhã, Senhor, ouves a minha voz, de manhã te apresento a minha oração e fico esperando (Salmo 5:3).

38

Nenhum comentário: