quinta-feira, 27 de setembro de 2007

ESTUDO NO LIVRO DE GÊNESIS PAG. 69

A prisão estava repleta de prisioneiros culpados. Quão comovente é ver José no meio deles, não considerando a si mesmo superior por ser inocente, nem se revoltando de alguma maneira, tampouco se desencorajando, e ainda não deixando de servir! Tudo isso só pode conduzir os nossos pensamentos ao Homem perfeito, que veio tomar parte em nossa condição miserável e sem esperança, com a finalidade de nos servir em amor. Ele “andou fazendo o bem”, como diz Pedro (Atos 10: 38), e acrescenta: “porque Deus era com Ele”. Este também foi, no caso de José, o seu consolo e o segredo de sua prosperidade, tanto na prisão como quando esteve com Potifar (39:3, 21,23). Que nós também possamos, sempre e em todo lugar, desfrutar desta feliz experiência!

COMENTÁRIOS

39: 20 Se Potifar tivesse crido naquela história contada por sua mulher, certamente teria executado a José. Queria tão somente salvaguardar o nome da família. Tudo se ajustava, perfeitamente, nos planos providencias de Deus com relação a José e ao seu povo escolhido.
39: 21 Há um paralelismo muito estreito entre o comportamento de José e o de Cristo, quando diante de situações adversas e de falsas acusações, ambos as recebiam sem murmuração, como expressões da vontade de Deus (cf Is 53.7). Como Cristo, José não sofrera por erro algum cometido, mas sim, em virtude da retidão da conduta.
40: 4 A responsabilidade aqui atribuída a José, bem como a posição anterior de mordomo, exercida na casa de Potifar, proporcionaram-lhe treinamentos necessários
para conduzir sabiamente a nação em ambas as crises a sobrevirem, isto é, a crise da superprodução e da escassez.
40. 8 A interpretação dos sonhos pertence a Deus, por se Ele a Fonte da qual provêm (cf Dn 2.20-22). José se reconhecia como sendo apenas veículo para a interpretação divina de Deus. Assim é que Deus sempre tem tornado conhecida sua vontade, mediante canais humanos e, de modo sublime, mediante seu Filho, que se fez carne (cf Jo 1.14 com Hb 1.2).

Texto áureo: E, vindo, ele [Jesus] evangelizou a paz a vós que estáveis longe e aos que estavam perto (Efésios 2:17).

Leia Gênesis 40: 9-23.

Nestes dois servos do rei do Egito, o copeiro-mor e o padeiro-mor, temos uma amostra de toda a humanidade. “Porque não há diferença, porque todos pecaram”, declara a Escritura (Romanos 3: 22-23) Todos pecaram contra Deus, todos merecem Sua ira e Seu ira juízo. Mas agora vem adiferença. Alguns acolheram pela fé as boas novas de salvação oferecida pela graça de Deus. Aos outros a terrível antecipação da segunda morte. No mundo não existe outras a não ser essas duas: estar salvo ou perdido. A que grupo você pertence?
Ao contrário do padeiro-mor que não pôde escapar do juízo do rei, hoje ainda é possível, quando alguém aceita o evangelho da graça, ser transferido da condição de pe-
69

Nenhum comentário: