quinta-feira, 27 de setembro de 2007

ESTUDO NO LIVRO DE GÊNESIS PAG. 53

constituído herdeiro das riquezas acumuladas por Abraão e por Isaque.
29.23 Esta era uma perfeita retribuição a serviço da providência e da disciplina que Deus estava exercendo. Do mesmo modo como Jacó tinha passada por Esaú num momento sério, também Labão persuadiu a Lia no sentido de passar por Raquel, num instante não menos significativo (cf Lc 6.38).
29.27 Decorrida a semana, refere-se ao período da festa do casamento que,durava por sete dias (cf Jz 14.12). Finda a semana do casamento com Lia, Jacó se casou também com Raquel, ficando, porem, obrigado a trabalhar mais sete anos como pagamento pela respectiva dotação. A poligamia aqui não deve ser julgada pela lei mosaica, que proíbe o casamento, ao mesmo tempo, com duas irmãs (Lv 18.18).
29.31 Desprezada (lit “odiada” deve ser compreendido em sentido relativo, isto é, comparando-se com a intensidade do amor que dotava a Raquel (cf Mt 1.3 e Lc 14.26). Freqüentemente se verifica o fato que, mediante a providência divina, àqueles que têm falta de certos preceitos sobejam, relativamente, outros que, não raro, lhes compensam aquela falta.
29.32 Os nomes dos filhos de Jacó provém de sentimentos e esperanças que lhes ficavam associados por ocasião do nascimento. De Lia, Rubem – Eis um filho! “O Senhor atentou para minha aflição”.
29.33 Simeão - Ouvindo. “Soube o Senhor que eu era preterida” (heb sahamai – que sou odiada).
29.34 Levi - Unido. “Desta vez se unirá mais a mim meu marido” (hillaweh).
29.35 Judá - Possa Deus ser louvado. “Esta vez louvarei ao Senhor” (heb ‘odeh).

Texto áureo: Àquele que nos ama, e, pelo seu sangue, nos libertou dos nossos pecados, e nos constituiu reino, sacerdotes para o Seu Deus e Pai, a Ele a glória e o domínio pelos séculos dos séculos. Amém! (Apocalipse 1:5-6).

Leia Gênesis 30:1-24.

Esses versículos nos apresentam a família de Jacó. Formam uma importante passagem no Antigo Testamento, visto que os doze filhos do patriarca virão a ser doze patriarcas (Atos 7:8) e darão os seus nomes às doze tribos de Israel. É por meio deles que as promessas feitas a Abraão e a Isaque serão cumpridas, bem como as feitas a Jacó naquela noite em Betel. De Levi descenderão os sacerdotes, e de Judá os reis e finalmente o próprio Messias.
A família continua segundo o exemplo do seu chefe: astúcia, disputas entre si e o uso de recursos duvidosos. A despeito desses deslizes, Deus tem Seus olhos sobre esta família e quer abençoá-la. Hoje também, as famílias dos crentes são preciosas párea o coração do Senhor. Ele quer abençoar tanto os pais como cada um dos filhos. Ele conhece cada um pelo nome e desde os nossos primeiros passos está nos preparando para a obra que tem em vista para nós. Mas qual é o glorioso chamado dos crentes hoje em dia? Não é este, que sejam, reis e sacerdotes para seu Deus e Pai? (Apocalipse 1:6). O nascimento de José, que é uma figura de cristo, anuncia à família de Jacó o fim de sua servidão e o retorno à terra da promessa (v.25). Espiritualmente falando, é a mesma coisa: a partir do
53

Nenhum comentário: