quinta-feira, 27 de setembro de 2007

ESTUDO NO LIVRO DE GÊNESIS PAG. 23

tume (10). Eram escavações de onde era extraído o asfalto. Os reis da planície, esperando usar o difícil terreno como defesa, precipitaram-se no mesmo apenas para serem destruídos. Mas foi a captura de Ló (12) que fez esta narrativa participar do registro inspirado.


Texto áureo: Após a voltar Abrão de ferir a Quedorlaomer e aos reis que estavam com ele, saiu-lhe ao encontro o rei de Sodoma no vale de Savé, que é o vale do Rei. Melquisedeque, rei de Salém , trouxe pão e vinho; era sacerdote do Deus Altíssimo; abençoou ele a Abrão e disse: Bendito seja Abrão pelo Deus Altíssimo, que possui os céus e a terra; e bendito seja o Deus Altíssimo, que entregou os teus adversários nas tuas mãos ( Gênesis 14:17-20).

Leia Gênesis 14: 13-24.

Até agora Abrão tem evitado intervir e tomar parte num conflito que não lhe diz respeito (Provérbios 26:17). Mas assim que ele ouve que seu sobrinho foi feito prisioneiro, nada mais o detem para ir ajudá-lo. Ele poderia ter inventado uma desculpa para permanecer neutro, argumentado que seus recursos eram deficientes diante de uma confederação de reis vitoriosos, ou simplesmente mencionado que Ló merecia tudo o que estava acontecendo. Mas este não o caso. O amor por seuirmão”, sua e perseverança alcançam a vitória e libertam o cativo. Mas agora ele enfrenta um adversário ainda mais perigoso que os quatro reis, embora esse tal tivesse sido derrotado. Trata-se do rei de Sodoma. Ele chega com presentes a Abrão, tentando fazê-lo dever-lhe favores. Mas Deus vela Abrão e, com o fim de fortalecer o Seu servo, Ele lhe envia, justamente antes desse encontro, um misterioso visitante – Melquisedeque. Também este é rei e, ao mesmo tempo, sacerdoteum tipo do Senhor Jesus (Hebreus 7:1-10). Alimentado e abençoado por Melquisedeque, Abrão rejeita firmemente a oferta do rei de Sodoma. Um coração saciado de Cristo é o segredo para se resistir às ofertas de Satanás. Ló. Por outro lado, não aprende nada desta lição divina. Ele volta a viver em Sodoma e ali ainda terá de passar por outras experiências trágicas.

COMENTÁRIOS

14.18 MELQUISEDEQUE era rei e sacerdote e, portanto, tipo de Cristo. Ainda que ele seja mencionado apenas três vezes na Bíblia, (nesse texto, Sl 110 e Hb 5-7) e não haja registro de seus antepassados, nem sua descendência, nisto é a semelhança de Cristo, como Filho Eterno de Deus. Melquisedeque trouxe pão e vinho a Abraão, exatamente os elementos que nos representam atualmente o corpo de Cristo. Melquisedeque significa “Rei de Justiça” Salém significa paz, que foi o nome antigo de Jerusalém. “Deus Altíssimo” (hb El Elyon) é um dos títulos de mais rara ocorrência no AT. A idéia subjacente é de que Deus é o ser supremo que se encontra acima das supostas divindades locais (ver o equivalente “Altíssimo” no NT Lc 1:32-35).

* N. Hom. 14.24 Verifique-se o contraste nas atividades de Abraão diante dos dois reis, o de Sodoma e de Salém; 1) Diante do primeiro, uma demonstração de independência, em -

23

Nenhum comentário: