quinta-feira, 27 de setembro de 2007

ESTUDO NO LIVRO DE GÊNESIS PAG. 37

NCB - O SACRIFÍCIO DE ISAQUE (22:1-14) .Tentou Deus a Abraão (1) A seqüência disso pode ser reconhecida nas palavras; “porque agora sei que temes a Deus” (12) Teu filho, o teu único filho, Isaque, a quem amas (2). Cada palavra adiciona emoção à história. Não deixe de ler os comentários na pagina 103.


Texto áureo: Isaque disse Abraão, seu pai... Eis o fogo e a lenha, mas onde está o cordeiro para o holocausto? Respondeu Abraão: Deus proverá para si, meu filho, o cordeiro para o holocausto... Mas do céu lhe bradou o Anjo do Senhor: Abraão! Abraão... Não estendas a mão sobre o rapaz e nada lhe faças; pois agora sei que temes a Deus, portanto não me negaste o filho, o teu único filho. Tendo Abraão erguido os olhos, viu atrás de si um carneiro preso pelos chifres entre os arbustos... E pôs Abraão por nome àquele lugar – O Senhor Proverá. Daí dizer-se até o dia de hoje: No monte do Senhor Proverá

(Gênesis 22:7-8,11-14).

Leia Gênesis 22: 13-24

Deus proveu para si o Cordeiro para o holocausto. Quando o Senhor Jesus apareceu no meio do povo nas margens do Jordão, João Batista clamou: “Eis o cordeiro de Deus(João 1.19). Ele era a resposta divina a todos os pecadores que ali estavam sendo confessados. Dessa forma o grande mistério, ao qual este capítulo faz alusão, foi revelado. E que segurança este “Javé-Jir-é” ( “O Senhor Proverá”) continua proporcionando hoje a todos os que são atormentados pelo fardo de seus pecados!

Falando figuradamente, Isaque ressuscitou (Hebreus 11:19); Cristo, de fato,ressuscitou com todas as conseqüências desta ação, tanto para Ele e como para nós. O que isto significa para Ele é que lhe será dada uma noiva; razão pela qual temos o nome de Rebeca mencionado no versículo 23. A conseqüência para nós são as bênçãos celestiais das quais os versículos 17 e 18 representam uma figura.

Por este feito, a de Abraão foi posta à prova (Tiago 2: 21). Foi nas prova que ele a evidenciou. Deus conhecia o coração de Abraão e sabia que ele possuía esta , mas era necessário que ela se mostrasse publicamente. Quando nós, uma vez que confessamos “Eu creio no Senhor Jesus”, cedo ou tarde, teremos a oportunidade de manifestar a nossa . As provas pelas quais passam os cristãos muitas vezes não têm outra razão senão a de evidencias a realidade da que possuem.

COMENTÁRIOS

22.14 O Senhor proverá; Lit.“Jeová –Jireh” É a mesma expressão que Abraão usou no v. 8.

22. 17 Tão somente neste século XX é que a correlação exata existente entre o número de estrelas e grãos de areis se tem tornado conhecida. Enquanto se sabe que, somente cerca de trezentas estrelas são vistas a olho nu, a invenção de telescópios capazes de atingir a mais de um bilhão de anos-luz através do espaço, tem permitido a certo cientista de renome, afirmar que o número total de estrelas equivale ao número de grãos de areia existentes em todas as praias do globo. Entretanto, não é pelo número dos descendentes de Abraão que o mundo haveria de ser bendito (8) mas, sim mediante o descendente uni-

37

Nenhum comentário: