quinta-feira, 27 de setembro de 2007

ESTUDO NOLIVRO DE GÊNESIS PAG. 27

portando com interesse e amor a esta multidão de crentes da qual Abraão viria a ser lembrado como precursor e da qual esperamos todos os nossos leitores façam parte. Nesta linhagem de reis que haveriam de proceder de Abraão (v.6), Deus contemplava antecipadamente o “filho de Davi”, a quem havia destinado como Rei sobre Israel e sobre o mundo. E assim vemos o Novo Testamento começando com a “geração de Jesus Cristo, filho de Deus, filho de Abraão”.

Ao mesmo tempo em que Deus dá a Abrão um novo nome, também lhemais um sinal: o da circuncisão, que em certo grau, corresponde ao batismo de hoje e representa tanto a nossa separação para Deus como também a proclamação de que não confiamos na carne (Filipenses 3:3).

No final do capítulo vemos que Sara também recebe um novo nome, prenunciando o nascimento de Isaque. Vemos ainda Abraão sendo obediente ao mandamento que Deus lhe tinha dado.

COMENTÁRIOS

17.1 Deus todo-poderoso (hb El Shaddai). A derivação de Shaddai é incerta.

Alguns admitem que derive de Shad cuja significação é “seio(cf Gn 49.25; Sl 22:9; Ct 1:13, 4: 5 e 7:3,7,8); neste caso, Shaddai implicaria na idéia de sustentador, aquele que é capaz de satisfazer. Outros admitem que a palavra deriva de uma raiz cuja significação é “cumular benefícios”, sugerindo assim, que Deus é o amigo e o Benfeitor dos pastores, e dos patriarcas. Outros, ainda, atribuem a Shaddai a significação de “Deus, o Deus das Montanhas Encontramos em notas de Rt 1.21 O todo-poderoso. Heb, shaddai, 48 vezes no AT (31 vezes no livro de Jó).mais uma dúzia de opiniões eruditas sobre seu significado, todas elas baseadas numa possível etimologia de shaddai (cf Gn 17.1n). Do emprego desta palavra não se pode tirar uma conclusão definitiva. De passagens como Sl 68.14; 91.1; Is 13.6; Êx 1.24, etc., admite-se a conclusão que a maior ênfase está sobre a idéia do poder de Deus. A traduçãoTodo-poderoso” vem da Septuaginta, e deve ser bem fundamentada.

17.6 Abrão significa “Pai exaltado”; Abraão significa “Pai de uma multidão”.

17.7 Para ser o teu Deus. Aqui vemos, em síntese, a essência da aliança que Deus fez com Abraão e sua descendência. Essa essência é pessoal, comparável com a nova relação que o crente tem com Deus, depois de aceitar a Jesus Cristo como seu Salvador pessoal (cf Jo 1.12).

17.10 A circuncisão era um rito exterior, um sinal na carne, a ser posto em todos os descendentes masculinos de Abraão, a fim de ficar como memorial da aliança que Deus, assim estabelecia com Seu povo. Poderia significar, também, o reconhecimento da falta de mérito próprio por parte do homem, para que depois toda confiança em Deus. Posteriormente, o sinal veio a dar ocasião ao orgulho, como se aquilo fosse justo motivo para que o homem reclamasse favores especiais de Céus (NCB, p 100). A circuncisão foi largamente praticada no Médio Oriente da Antigüidade. O que era notável na aliança é seu novo significado. Em vez de marcar a chegada da virilidade quando o jovem se torna homem (como entre os árabes modernos), a circuncisão é um sinal de uma relação nova com Deus, cheia de privilégios e responsabilidades. Significava um compromisso tanto com o povo de Deus, como para com Deus mesmo (14 cf Jr 4.4). Simbolizava o afastamen-

27

Nenhum comentário: