quinta-feira, 27 de setembro de 2007

ESTUDO NO LIVRO DE GÊNESIS PAG. 86

47. 20-26 O resultado da política esclarecida de José foi que os antigos proprietários de terras tornaram-se em arrendatários da coroa, passando a cultivar as terra de Faraó, pagando-lhes, por isso, um quinto da produção, como imposto dEle completamente, não apenas para provisão também para que nossa vida seja frutífera para Sua glória. (quantia módica, quando comparada, por exemplo, com a exigida pelos sírios aos judeus, que era um terço ou metade da produção da terra, conforme 1 Macabeus 10:30). Confirmando o relato bíblico, fontes de informações egípcias atestam que o sistema feudal fora introduzido entre os anos de 1700 a 1500 a.C. Longe de ficarem ressentidos pela medida imposta, os egípcios se mostraram reconhecidos, admitindo que José tinha preservado suas vidas (25). * N. Hom. Qualidades essenciais na vida de José: 1) Sua discrição – desde o princípio até o fim, a sabedoria de que era dotado demonstra que o Espírito de Deus estava sobre ele (41:38); 2) Sua prontidão - sem hesitação, nem dúvidas, nem fraqueza de ânimo - nele se cumpria a admoestação registrada em Cl 3:23: “Tudo quanto fizerdes, fazei-o de todo o coração, como ao Senhor”; 3) A integridade de seu caráter - não fora José portador desta excepcional qualidade, muitas vidas se teriam arruinado. Tais qualidades devem ser, mormente atribuídas ao próprio Deus que assim orientara e conferira seu Espírito a José, estando este cercado pelas influências pagãs do Egito.


Texto áureo: Pela fé, Jacó, próximo da morte, abençoou cada um dos filhos de José e adorou encostado à ponta do seu leito (Hebreus 11: 21).

Leia Gênesis 47: 27-38; 48: 1-7.

A longa vida de Jacó já está chegando ao fim. Ele reconhece diante do Faraó que seus dias foram poucos e maus (47: 9). Ele passou por dolorosas experiências e, por sua própria culpa, perdeu muitos anos. A sua carreira não alcançou o nível da vida de Abraão e de Isaque. Por que então, já que não sabemos nada sobre as últimas ações destes dois patriarcas, o final da vida de Jacó é registrado em tantos detalhes? Precisamente porque este fim vitorioso salienta e glorifica a graça de Deus para com este homem. É a coroação de Sua paciente obra de disciplina e nós devemos admitir os seus frutos. Jacó reconsidera sua vida e lembra de seus diferentes períodos – Luz, isto é Betel, onde Deus se fez conhecido
a ele; Efrata é a morte de Raquel. Pense nos caminhos de nossa vida já percorridos. Toda a nossa perscrutação do passado salientará a misericórdia dAquele que, com o mesmo amor, nos guiou, sustentou, reprovou e confortou. Agora Jacó se inclina sobre a cabeceira da cama (47:31) onde, segundo Hebreus 11:21, ele adora, “encostado à ponta do seu bordão”. Que não esperamos até o último dia da nossa vida para correspondermos ao amor do Senhor Jesus.
COMENTÁRIOS

47. 29 Por a mão debaixo da coxa era a maneira pela qual se fazia um juramento deveras sério. Ver 24:2.
47. 30 O lugar da sepultura era importante porque simbolizava a continuidade do povo que se originou em Abraão e será perpetuado por um futuro distante, segundo as promessas
86

Nenhum comentário: