quinta-feira, 27 de setembro de 2007

ESTUDO NO LIVRO DE GÊNESIS PAHG. 87

da aliança.
47. 31 Se inclinou - para prestar culto, em gesto de reverência e gratidão (cf Hb 11:21).
48. 3 Deus todo-poderoso - (Heb El-Shadai), ver nota sobre 17:1.
48. 5 A adoração dos filhos de José por Jacó os elevara a uma condição de igualdade com seus próprios filhos mais velhos, eram Rúben e Simeão. Isto explica a divisão da terra feita posteriormente na qual se verifica que a “casa de José” aparece constituída de duas tribos, isto é, Efraim e Manasses.

Texto áureo: Eu sou o bom Pastor; o bom Pastor dá a sua vida pelas ovelhas
(João 10:11).
Leia Gênesis 48: 8-22.

“Pela fé, Jacó, próximo da morte, abençoou cada um dos filhos de José”(Hebreus 11: 12). Ao dar ao mais jovem a bênção do mais velho e vice-versa, seus pensamentos devem ter regressado ao triste incidente do capítulo 27. Ele está cego agora como Isaque o era. Mas ele pode discernir a mente de Deus. Diz-se que Jacó nunca andou tão bem quanto quando era coxo, e nunca enxergou tão bem quando estava cego. Ele invoca o Deus que o sustenta; desde que nasceu até aquele dia (Gênesis 48: 15). Ele conhecia por experiência própria a obra e as dificuldades de um pastor (31: 38-40). Agora ele toma o lugar de ovelha e observa o paciente cuidado do qual é o objeto da parte do Pastor. Como Jacó, Davi fez seu aprendizado apascentando as ovelhas de seu pai (1 Samuel 17: 34). Mais tarde foi chamado para governar sobre Israel (2 Samuel 7: 7-8). Ademais, foi ele quem escreveu o Salmo 23: “O Senhor é o meu Pastor” Cada um de nós conhece o doce nome pelo qual o Senhor Jesus se denomina: Eu sou o bom pastor” (João 10: 11-14). É um nome ao qual Ele fez jus, dando a Sua vida por suas amadas ovelhas, cuidando delas e conduzindo-as, como Deus fez por Jacó, mesmo sem o seu conhecimento, por toda a sua vida.
Mas será que cada um de nós pode dizer como Jacó e Davi; “O Senhor é o meu pastor?”
COMENTÁRIOS

* N. Hom. A bondade de Deus manifesta aos que lhe pertencem: 1) O Deus com quem podemos ter comunhão, anda com seu povo (cf 17.1; 24.40 e ex 33.14); 2) O Deus da graça provê todas as coisas para os que são seus (cf Sl 23.1 – lit “Pastor” - 28.9); 3) O Deus da salvação ( o “Anjo”, refere-se ao Senhor, propriamente, em suas manifestações sobre a terra - ver 16.7,13; 21.17,19) liberta-nos incessantemente de todo mal. A palavra traduzida por “sustentou” é literalmente. “ Aquele que me tem redimido “ ( heb goel).
48. 16 Ser chamado pelo nome de alguém era algo como apossar-se da sua vida psíquica de modo realista a vida do antepassado. Eis a razão por que se diz que Jacó haveria de retornar a Canaã constituída em grande nação (46.3-4).
48. 19 Isto faz lembrar a bênção de Isaque sobre Jacó e sobre Esaú – não é, propriamente, a herança que aparece como fator relevante na bênção de Deus (cf Rm 9.11-12). Efraim posteriormente, tornara-se a tribo mais importante do reino do Norte de Israel.
87

Nenhum comentário: